O ministro do Ambiente das Seychelles, Flavien Joubert, exortou esta segunda-feira em Lisboa a “transformar esta década numa década útil” no combate à poluição marinha, advertindo que “em causa está a sobrevivência da humanidade”.

Flavien Joubert falava na Conferência dos Oceanos da ONU, na sessão de debate dedicada à poluição marinha, à qual copreside.

O titular da pasta do Ambiente do Governo das ilhas Seychelles enfatizou que a poluição dos mares “é um problema mundial” – uma consequência “inegável” do crescimento económico – que “exige uma abordagem mundial”, o “reforço de parcerias”.

O ministro do Ambiente da Nova Zelândia, Hon David Parker, que copreside igualmente à sessão, sublinhou que é preciso “encontrar uma forma de agir envolvendo o setor privado e as comunidades” locais e não apenas tratados, realçando que a poluição marinha “tem vindo a aumentar a um nível alarmante”.

A Conferência dos Oceanos da ONU 2022 decorre até sexta-feira em Lisboa, é coorganizada por Portugal e Quénia e pretende impulsionar esforços globais de proteção dos oceanos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR