O PSD/Oeste vai levar uma moção ao congresso nacional sobre a urgência de medidas que valorizem a carreira dos profissionais do Serviço Nacional de Saúde e da construção de um novo hospital para a região, foi esta segunda-feira anunciado.

Na moção estratégica, apresentada em conferência de imprensa, a distrital Oeste do PSD propõe “a adoção de medidas que vão ao encontro da valorização e motivação dos diversos profissionais de saúde” para resolver o problema da falta de médicos.

As medidas deverão passar pela revisão de “aspetos relacionados com a progressão das carreiras e carreira salarial” dos profissionais de saúde, não só para que os que já integram o Serviço Nacional de Saúde (SNS) não abandonem o setor público e passem para o privado, como também para que haja mais médicos colocados nos futuros concursos.

Além da falta de médicos nos centros de saúde da região, os utentes “não conseguem marcação de consulta”, levando o Governo PS a “poupar milhares de euros em exames complementares de diagnóstico e comparticipação de medicamentos” e, quando os conseguem, “se deparam com longas listas de espera” para os efetuar no setor público.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Por falta de resposta nos centros de saúde, “em caso de necessidade e desespero”, “entopem” as urgências hospitalares com “falsas urgências”, “saturando” os hospitais.

“É um problema que o PS não só não consegue resolver, como também não se mostra aberto ao diálogo”, não podendo nesta legislatura “justificar a sua inércia com os partidos à esquerda, nem com o PSD, que apresenta soluções e tem mostrado abertura para estabelecer ‘pactos de regime’ na área da saúde”, refere a moção.

Para os sociais-democratas, é também “urgente iniciar a construção do novo hospital do Oeste, em local central à região e de acesso direto à autoestrada A8”.

O Centro Hospitais do Oeste, do qual fazem parte as unidades de Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, tem “falta de condições” nas atuais instalações, “dificuldade na gestão das três unidades” e “duas urgências que implicam a transferência inter-hospitalar de doentes”, é dito na moção.

O PSD/Oeste critica o Governo por não ter inscrito verbas para iniciar os estudos e os projetos de construção da infraestrutura, “empurrando o problema com a barriga” e pedindo aos municípios o estudo para a localização e dimensionamento da nova unidade.

O congresso do PSD, que consagrará Luís Montenegro como novo presidente do maior partido da oposição, realiza-se entre sexta-feira e domingo, no Porto.

O PSD/Oeste integra as concelhias de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Cadaval, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras, no distrito de Lisboa.