A Rússia tornou-se “a maior organização terrorista de sempre”, afirmou esta segunda-feira o Presidente ucraniano, referindo-se ao que considera ser um ataque russo deliberado a um centro comercial em Kremenchuk.

Apenas terroristas totalmente loucos, que não têm lugar na terra, podem lançar mísseis contra tal alvo. E este é um ataque russo calculado – exatamente neste shopping”, afirmou Volodymyr Zelensky no habitual discurso publicado no site da Presidência.

Zelensky revelou que fez um apelo às Nações Unidas para que reconheçam a Rússia como um estado que promove o terrorismo, na sequência do ataque que resultou na morte de pelo menos 16 pessoas, em Kremenchuk. O último balanço apontava para 40 pessoas desaparecidas, mas o número pode ainda aumentar.

Ataque a centro comercial em Kremenchuk fez pelo menos 15 mortos. É a terceira fez que a cidade é atacada

“Todos no mundo têm de saber que comprar ou transportar petróleo russo, manter contactos com bancos russos ou pagar impostos e tarifas ao Estado russo significa dar dinheiro a terroristas”, disse ainda o líder ucraniano.

No seu discurso, Zelensky lembrou ainda a cimeira que está a reunir os líderes mundiais do G7, na Alemanha, a quem se dirigiu para pedir sistemas de defesa anti-aérea, mais sanções à Rússia e ajuda para a reconstrução da Ucrânia. Garantiu que o potencial comum com os parceiros é “absolutamente suficiente para derrotar o exército russo: ele não sabe lutar”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR