O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para esta terça-feira temperaturas mínimas entre os 8 graus Celsius (em Braga e Viana do Castelo) e os 17 (em Faro) e as máximas entre os 20 (no Porto e Viana do Castelo) e os 32 (em Évora, Beja e Castelo Branco).

O céu estará pouco nublado ou limpo, aumentando de nebulosidade no litoral Norte e Centro para o final do dia, vento forte na faixa costeira ocidental e terras altas e pequena subida da temperatura máxima exceto na faixa costeira e da mínima no interior Norte e Centro.

O tempo quente coloca oito concelhos dos distritos de Santarém e Faro em perigo máximo de incêndio: Tomar, Vila Nova da Barquinha, Constância, Abrantes, Ferreira do Zêzere (Santarém), Loulé, São Brás de Alportel e Tavira (Faro).

O IPMA colocou também vários concelhos dos distritos de Faro, Lisboa, Santarém, Leiria, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Viseu e Bragança em perigo muito elevado de incêndio.

Segundo o IPMA, o perigo de incêndio vai manter-se elevado em algumas regiões do continente pelo menos até sábado.

O perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Continente, Madeira e Açores com risco muito elevado de radiação UV

Portugal continental e os arquipélagos da Madeira e Açores, apresentam um risco muito elevado e elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O continente, o arquipélago da Madeira e as ilhas de São Miguel e Faial (Açores) estão, esta terça-feira, com risco muito elevado de exposição à radiação UV.

Com níveis elevados de exposição à radiação UV estão as ilhas Terceira e Flores, nos Açores.

A escala de radiação ultravioleta tem cinco níveis, entre risco extremo e baixo.

Para as regiões com risco muito elevado, o IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protetor solar e que se evite a exposição das crianças ao sol.

Para as regiões com risco elevado, recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t’shirt e protetor solar.