O chefe do governo de Macau participa, esta semana, em Hong Kong nas celebrações do 25.º aniversário do regresso à soberania chinesa e na posse do novo líder do Executivo do território, foi esta quarta-feira anunciado.

Ho Iat Seng vai estar em Hong Kong desde esta quarta-feira até sexta-feira, pelo que o secretário para a Administração e Justiça, André Cheong, exercerá, interinamente, as funções de chefe do Executivo, de acordo com um comunicado oficial.

As comemorações em Hong Kong vão ser marcadas pela presença do Presidente chinês, Xi Jinping, naquela que é a primeira deslocação do chefe de Estado para fora da China continental desde o início da pandemia da Covid-19, há cerca de dois anos e meio, e quando o território regista um novo pico de infeções.

Hong Kong confirma visita do Presidente chinês para aniversário do retorno à soberania chinesa

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A última visita do líder chinês a Hong Kong foi em 2017, quando participou da tomada de posse da líder cessante Carrie Lam, e quando se assinalavam 20 anos da data em que o Reino Unido devolveu Hong Kong à China.

O sucessor de Lam à frente do governo de Hong Kong, John Lee, de 64 anos, ocupava a pasta da Segurança e liderou, em 2019, a campanha contra o movimento pró-democracia em Hong Kong.

Lee foi eleito, no início de maio, ao abrigo de um novo sistema eleitoral, promovido pelo governo central em 2021, para garantir que a região semiautónoma é governada exclusivamente por patriotas leais ao regime chinês.