O Portal do SNS terá, a partir do início da próxima semana, informação sobre as urgências ginecológicas e obstétricas que terão limitações para que as mulheres, em caso de urgência, saibam antecipadamente onde se podem dirigir. A notícia é avançada pelo Público que escreve que a medida saiu da reunião desta quarta-feira do ministério da Saúde com as administrações Regionais de Saúde onde foram definidos elementos da estratégia definida pela comissão de acompanhamento de resposta de urgência.

Além da informação no Portal do SNS também o preço a pagar por hora aos prestadores de serviço ficou definido no acordo de princípio.

“Propusemos um preço hora para especialistas e um preço hora para internos. Os preços hora vão ser todos muito semelhantes para todos os hospitais do SNS e a ideia é que em alguns hospitais, que estão mais distantes dos grandes centros urbanos, haja um pagamento extra para assegurar que são competitivos em termos de atração dos prestadores de serviço”, detalhou o coordenador da comissão de acompanhamento, Diogo Ayres Campos.

Segundo o coordenador da comissão de acompanhamento, caberá aos hospitais inserir a informação sobre os constrangimentos nos serviços na plataforma dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) que depois será disponibilizada publicamente.

“A partir do início da próxima semana teremos essa informação disponível”, segundo Ayres Campos, que detalhou ainda ao diário que os serviços estão a estudar a possibilidade de serem dadas logo na plataforma online “alternativas, no caso de haver um enceramento de um bloco de partos, de quais são os hospitais mais perto a que a grávida poderá recorrer”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR