Sergio Ramos pediu a Luis Rubiales, presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), que o ajudasse a ganhar a Bola de Ouro. De acordo com o jornal El Confidencial, que revelou os áudios e as mensagens de WhatsApp trocadas entre os dois, o caso remonta ao verão de 2020, quando o central espanhol ainda estava no Real Madrid e antes de se transferir para o PSG.

“Rubi, boa noite. Espero que te encontres bem, junto da tua família. Sabes que nunca te pedi nada mas, se o faço hoje é porque penso que se trata de um ano especial, pela época que tive. Gostaria de que me ajudasses no que puderes, que tocasses em algumas teclas na UEFA e junto dos teus contactos, por causa da Bola de Ouro. Ficar-te-ia agradecido a vida toda. Não apenas por mim mas também porque acho que o futebol espanhol merece. Um abraço”, escreveu Sergio Ramos a 16 de julho de 2020, com a conversa a decorrer até ao dia 8 de agosto.

Do “apertar” com os árabes ao pedido feito ao rei: o escândalo dos áudios que coloca Piqué em xeque (após garantir 24 milhões de euros)

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nessa temporada, muito marcada pela interrupção das competições provocada pela pandemia de Covid-19, Sergio Ramos foi um dos destaques de uma equipa do Real Madrid orientada por Zidane que se sagrou campeã espanhola e também venceu a Supertaça. Na altura da conversa entre Ramos e Rubiales, os merengues ainda iam disputar a segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões contra o Manchester City — acabaram eliminados, falhando a final four que aconteceu em Lisboa e onde o Bayern Munique conquistou o troféu.

Em resposta ao internacional espanhol, o presidente da RFEF lembrou que dificilmente conseguiria mover muitas influências na atribuição da Bola de Ouro. “Olá, Sergio. Antes de mais, parabéns, acho que é um bom ano para o conseguires. Oxalá consigam fazer uma magnífica final na Champions. A questão da Bola de Ouro não depende de mim mas, no que puder ajudar, conta comigo. Um grande abraço”, disse Rubiales. Sergio Ramos, insistindo, também sugeriu o The Best, o prémio da FIFA para o melhor jogador do ano.

Sergio Ramos despede-se do Real com as suas “virtudes e defeitos” (e conta uma história diferente das negociações)

“Sei que não depende de ti mas as relações são a chave. O [Gianni] Infantino dá o The Best, que também é super importante. Seria do c******. Enfim, conto com a tua ajuda. Mando-te um abraço e encontramo-nos quando quiseres para jantar”, atirou o central espanhol. Nesse ano, a France Football acabou por decidir não atribuir a Bola de Ouro devido à pandemia. Já o The Best da FIFA caiu para Robert Lewandowski, que ganhou tudo na Alemanha com o Bayern Munique e ainda conquistou a Liga dos Campeões.

Nas conversas agora reveladas pelo El Confidencial também estão mensagens trocadas entre Sergio Ramos e Luis Rubiales já em 2018, na altura do Mundial da Rússia — ainda que, nessa ocasião, o assunto não tenha sido um pedido de favor mas sim uma exigência por parte do jogador, que estava com a seleção espanhola.

“O melhor lugar para continuar a sonhar”. Sergio Ramos assinou até 2023 e é reforço do PSG

“Ou sobes o que falámos sobre as meias-finais ou vamos embora. E não te esqueças do relógio Hublot. Vamos ver quando é que eles o têm pronto”, atirou o central, referindo-se aos prémios entregues pela RFEF aos jogadores internacionais. “Sergio, acabei de aterrar. Meio milhão pelo terceiro lugar é muito. Podemos chegar a um compromisso nas meias-finais e fechamos já”, respondeu Rubiales, sendo que Espanha foi eliminada pela Rússia logo nos oitavos de final.

De recordar que estes áudios agora divulgados pelo El Confidencial fazem parte do mesmo conjunto de ficheiros da RFEF que começaram a ser noticiados pelo jornal em abril, quando foi revelado que Gerard Piqué, em conluio com Luis Rubiales, ganhou dinheiro com a ida da Supertaça espanhola para a Arábia Saudita.