O semanário Nascer do Sol e o jornal i foram alvo de um ataque informático, esta quarta-feira, a partir das 13 horas, de acordo com uma publicação partilhada nos sites destes dois órgãos de comunicação social e a capa do jornal i desta quinta-feira.

Foram os próprios jornais a dar conta do ataque, nas páginas online respetivas, com a mesma mensagem publicada.

“Os servidores da Newsplex, detentora do semanário Nascer do Sol e do jornal i, foram hoje alvo de um ataque informático que bloqueou todo o sistema de produção e gestão de conteúdos nas várias plataformas”, lê-se na publicação que acrescenta que “os sites se mantêm consultáveis”, mas que a “atualização passou a ser intermitente a partir das 13h09” desta quarta-feira.

“Ao fim da tarde, os responsáveis informáticos continuavam a trabalhar na recuperação dos sistemas, estando em risco a edição do jornal i de quinta-feira. A Newsplex, apesar de alheia ao sucedido, pede desculpa aos seus leitores pela interrupção do seu normal serviço noticioso”, lê-se ainda.

A capa do jornal i disponibilizada já online, por exemplo, no website do sapo24 — que diariamente publica as capas dos jornais nacionais — dá conta precisamente do ataque informático e da impossibilidade de produzir a edição diária.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR