O transporte de mercadorias através da Lituânia para o enclave russo de Kaliningrado pode voltar ao normal numa questão de dias. A informação foi revelada à Reuters por duas fontes familiares com o caso, que dizem que as autoridades europeias estão a procurar um entendimento com a Lituânia para resolver a disputa com a Rússia

Desde 17 de junho que as autoridades lituanas estão a bloquear parcialmente o envio de mercadorias para o enclave, que depende das redes ferroviárias e estradas através da Lituânia para fazer grande parte do transporte de bens.

A medida, justificada com o quarto pacote de sanções da UE à Rússia, afetou o setor industrial, incluindo o transporte de carvão, metais e materiais de construção, e tornou-se um foco de tensão com o Kremlin.

Kaliningrado. O bloqueio parcial ao enclave pode levar a uma invasão russa da Lituânia?

Os dirigentes russos acusam a Lituânia de tomar medidas “sem precedentes” que consistem numa “violação do direito internacional”. O Ministério dos Negócios Estrangeiros lituano, porém, garante não estar a aplicar qualquer sanção individual contra Moscovo, explicando que está apenas a colocar em prática as medidas decretadas por Bruxelas.

De acordo com as fontes da Reuters, que falaram sob anonimato, estão a decorrer negociações para isentar o território das sanções. Uma delas refere que, apesar do Ocidente se ter comprometido em continuar a apoiar a Ucrânia, está a provar-se difícil manter as sanções restritivas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR