A Venezuela restringiu esta quarta-feira as operações aéreas e encerrou várias estradas devido à aproximação do ciclone tropical n.º 2, que nas próximas horas deverá tocar território venezuelano.

“A autoridade da aviação, em prol da segurança operacional, restringe as operações aéreas da aviação geral e privada. Também insta a aviação comercial a cumprir fielmente os procedimentos e protocolos estabelecidos no Manual de Segurança de Voo para Operadores”, de acordo com um comunicado do Instituto Nacional de Aeronáutica Civil (INAC) venezuelano.

O documento justifica as restrições emitidas, em cumprimento das medidas ordenadas pelo Governo.

A República Bolivariana da Venezuela será possivelmente afetada pelo desenvolvimento do ciclone tropical n.º 2, que afeta os estados de Sucre, Nova Esparta, Anzoátegui, La Guaira, Distrito Capital, Arágua, Carabobo, Falcón e Zúlia”, explicou o INAC.

Por outro lado, o ministro do Interior e Justiça da Venezuela, Remígio Ceballos, anunciou que várias estradas do país vão ser encerradas e pediu à população que fique em casa, mantenha a calma, devendo “identificar e fixar os objetos soltos, proteger as janelas e reforçar os tetos [das casas]” para a chegada do ciclone.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Deve também “desligar o equipamento elétrico, fechar as torneiras do gás, ter um kit de primeiros socorros, um rádio e manter-se em contacto direto com as autoridades”.

“Os organismos de Proteção Civil, em coordenação direta com os governadores e presidentes de câmaras municipais, vão garantir os abrigos necessários em cada estado para as pessoas das áreas de perigo iminente“, explicou Ceballos, à televisão estatal.

O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, tinha pedido, na terça-feira, aos venezuelanos para se prepararem para vários fenómenos atmosféricos e climatológicos, que vão provocar abundantes chuvas e ventos fortes durante pelo menos cinco dias, a partir de hoje.

“Um tema muito importante. Quero alertar o povo da Venezuela que (…) vamos ter uma confluência de fenómenos atmosféricos sobre o território venezuelano e vamos ter chuvas e ventos abundantes”, disse.

Maduro precisou que o mau tempo se fará sentir durante pelo menos cinco dias e pode prolongar-se até segunda e terça-feira, pedindo à população que tome medidas preventivas”.

A Venezuela tem apenas duas estações ao ano, conhecidas localmente como de “período de seca”, entre dezembro e abril, e o de chuvas, de maio a novembro.

A precipitação oscila entre 1.200 e 1.600 milímetros cúbicos por ano e a temperatura média é de 28° Celsius.