O Presidente russo defendeu esta quarta-feira que a Rússia “não está incomodada” com a adesão da Finlândia e da Suécia à NATO, mas alerta que vai responder “na mesma moeda” em caso de ameaças.

“Não há nada que nos possa incomodar na adesão da Suécia e Finlândia à NATO. Se querem aderir, por favor, façam-no”, afirmou Vladimir Putin numa conferência de imprensa após a cimeira Caspian, no Turquemenistão.

No entanto, o Presidente russo deixou um alerta: não vai ficar parado caso a NATO estabeleça contingentes militares e infraestutruras nos dois países nórdicos. A CNN relata que Putin garantiu mesmo que a Rússia vai “responder simetricamente” e “levantar o mesmo nível de ameaças” nesses territórios.

A Suécia e a Finlândia foram esta quarta-feira formalmente convidadas para aderir à organização militar, colocando um ponto final a décadas de neutralidade.

O convite surgiu após a Turquia – que mostrou resistência às negociações das adesões – ter retirado o seu veto, último obstáculo para a aproximação das duas nações à NATO.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Finlândia e Suécia receberam “luz verde” de Erdogan para entrar na NATO. Mas no que tiveram de ceder?

O líder russo aproveitou o mesmo momento para negar responsabilidade no ataque ao centro comercial em Kremenchuk, que provocou pelo menos 20 mortos.

“O nosso exército não atinge infraestruturas civis”, garantiu, acrescentando que os ataques são feitos tendo com armas de elevada precisão baseados em dados recolhidos sobre os alvos.

Ataque a centro comercial em Kremenchuk fez pelo menos 20 mortos. É a terceira vez que a cidade é atacada

A versão do Kremlin sobre o ataque ao centro comercial contraria a versão ucraniana que responsabiliza as forças russas. Moscovo já tinha explicado que não disparou sobre o shopping, mas que direcionou o ataque para um depósito de armas na região.