O Governo estendeu o prazo de comparticipação de testes rápidos de antigénio de uso profissional à Covid-19 prescritos pelo Serviço Nacional de Saúde até ao final de julho, avançou esta quinta-feira o Ministério da Saúde.

“A portaria que estabelece o regime excecional e temporário de comparticipação de testes rápidos de antigénio (TRAg) de uso profissional prescritos pelo SNS e realizados nas farmácias de oficina será prorrogada até ao final do mês de julho”, refere o Ministério da Saúde numa resposta à agência Lusa.

Na anterior portaria, assinada pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, a medida era aplicada até esta quinta-feira e justificada com a incidência muito elevada da pandemia de Covid-19.

A portaria sublinhava a relevância da realização de testes de diagnóstico para despiste de infeção por SARS-CoV-2, tanto para referenciação de pessoas sintomáticas como para deteção precoce de casos confirmados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo a anterior portaria, o preço máximo para efeitos de comparticipação é de 10 euros.

Oito milhões de testes comparticipados custaram mais de 118 milhões de euros

No âmbito deste regime, os testes rápidos de antigénio à Covid-19 estão disponíveis em 1.502 farmácias e 718 laboratórios do país, segundo dados da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed).

Há ainda 148 estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde onde estes testes podem ser realizados gratuitamente.