Dois projetos cinematográficos com coprodução portuguesa foram selecionados para o mercado de financiamento do Festival de Cinema de Veneza, marcado para setembro em Itália, foi anunciado esta quinta-feira.

Um dos projetos intitula-se “Ze”, uma longa-metragem de ficção da autora mongol Lkhagvadulam Purev-Ochir, com coprodução de França, Mongólia, Países Baixos, Alemanha e Portugal, através da Uma Pedra no Sapato.

O outro projeto selecionado para Veneza, no âmbito de cinema imersivo e de realidade virtual, é “Queer Utopia”, produção brasileira de Lui Avallos com coprodução portuguesa.

Lui Avallos, com formação em imagem e som no Brasil, está atualmente a desenvolver uma investigação em realidade virtual na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

O mercado de financiamento de Veneza cumprirá a nona edição entre 02 e 04 de setembro, em paralelo ao festival de cinema, e destina-se a divulgar projetos de cinema em fase de finalização e que procuram financiamento internacional.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No total, serão apresentados 63 projetos de todo o mundo, a partir de 240 submetidos à organização.

A 79.ª edição do Festival de Cinema de Veneza está prevista de 31 de agosto a 10 de setembro.

Desta edição, sabe-se que serão atribuídos dois prémios de carreira – Leão de Ouro – ao realizador norte-americano Paul Schrader e à atriz francesa Catherine Deneuve.