O Conselho de Ministros decidiu esta quinta-feira que o período de isolamento dos doentes com covid-19 vai passar de sete para cinco dias, informou a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

A ministra revelou ainda que o Governo decidiu renovar a declaração da situação de alerta em todo o país até final de julho. As regras que estiveram em vigor até agora mantêm-se, à exceção do período de isolamento e ainda da exigência de certificado para entrada no país, que deixará de ser exigido. As restantes regras permanecem inalteradas, como o uso de máscara em transportes públicos.

Mariana Vieira da Silva sublinhou que a decisão foi tomada após uma proposta técnica feita pela DGS, que teve por base uma avaliação desta variante. Foi ainda considerada uma comparação internacional sobre o número de dias exigido atualmente por outros países no que toca ao período de isolamento. “A situação dos números da pandemia é de redução significativa do número de casos, ainda que o úmero de óbitos se mantenha elevado e acima do limite que apresentámos”, declarou a governante.

Mariana Vieira da Silva sublinhou ainda que, ouvidos os peritos e especialistas, a mensagem mais repetida é a de que a pandemia ainda não acabou, e que apesar de a necessidade de medidas restritivas não ser significativa, “ainda assim é natural que o próximo outono e inverno sejam de não normalidade e de presença forte da pandemia”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR