O ciclo Noites de Verão acontecerá este ano em seis espaços de Lisboa, da Galeria Zé dos Bois à Tapada da Ajuda, com uma programação dedicada à música eletrónica, ambiental e de vanguarda, revelou a organização.

“As nossas ideias de programação das Noites de Verão procuram conduzir-se pela experiência de um pensamento móvel e aberto a novos horizontes”, escreveu a associação cultural Filho Único, a propósito das escolhas deste ano do Noites de Verão.

O ciclo de música começa a 05 de julho na Galeria Zé dos Bois (ZDB) com a instalação luso-norueguesa “O nosso pão”, que junta o produtor Bjorn Torske e DJ Nigga Fox, e que resulta de uma residência artística desenvolvida com recurso ao Ambisonics, “um método de gravação, mistura e reprodução de áudio tridimensional em 360 graus”.

Nos dois dias seguintes, os dois produtores participarão num debate e numa atuação em formato DJ ‘set’ na ZDB.

No mês de julho, o Noites de Verão estará concentrado, sobretudo, no Jardim das Galerias Municipais – Quadrum, contando com a presença do ‘rapper’ britânico Pink Siifu (no dia 29) e da artista britânica Beatrice Dillon (no dia 15), acompanhada do percussionista Kuljit Bhamra, numa atuação que já esteve prevista neste ciclo, mas foi adiada por causa da pandemia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em julho, destaque ainda para uma atuação, no dia 22, de cinco jovens compositores nacionais de música eletrónica – BLEID, Funcionário, Luar Domatrix, NOIVA e Polido – com o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, fruto de uma residência artística entre todos.

Em agosto, o Noites de Verão muda-se para o jardim do Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado, contando com o músico e investigador angolano Mário Rui Silva (dia 05), com o músico leiriense Serpente (dia 12), com a violinista Maria da Rocha (dia 19) e com a compositora e artista visual chinesa Amosphère (dia 26).

Naquele mês, no dia 27, o cabo-verdiano Paulino Vieira estará no Anfiteatro de Pedra, na Tapada da Ajuda.

O Noites de Verão termina a 03 de setembro no Instituto Goethe, com o pianista alemão Alexander von Schlippenbach a tocar no auditório e com Scratchclart, Chima Hiro e ZenGxrl a tomarem conta das atuações no jardim.

Todo o programa do Noites de Verão é de entrada livre.