As entidades culturais e artísticas de Portugal podem candidatar-se, a partir desta quinta-feira, ao programa iberoamericano Ibercena 2022/2023, de apoio financiamento às artes cénicas, anunciou a organização.

O programa Ibercena é um fundo de apoio às artes cénicas que integra 17 países, incluindo Portugal, que, através da Direção-Geral das Artes (DGArtes), apoia com uma quota de financiamento de 132.000 euros para 2022/2023.

Segundo a DGArtes, este valor é semelhante ao apoio de 2021/2022, período no qual foi atribuído financiamento a 16 estruturas artísticas portuguesas.

O apoio Ibercena é atribuído em três linhas de financiamento: Apoio à criação em residência; à coprodução de espetáculos de artes cénicas; à programação de festivais e espaços cénicos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O regulamento do Ibercena refere que no apoio à criação em residência é atribuído financiamento até 10.000 euros por projeto. Tanto na área da coprodução de espetáculos como na linha de apoio à programação, o limite de financiamento em cada um é de 20.000 euros por projeto.

De acordo com o Ibercena, “manter-se-á a possibilidade de realização de projetos nas modalidades presencial, virtual ou mista” nas três linhas de apoio, por se considerar que a pandemia ainda produz efeitos no setor das artes cénicas ibero-americanas, lê-se na página oficial.

O prazo de candidaturas termina a 29 de setembro.

Além de Portugal, o programa Ibercena congrega Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Cuba.

Em dezembro passado, o Conselho Intergovernamental Ibercena revelou que concedeu 124 apoios financeiros, num montante total de 976.688,20 euros, para a realização de projetos culturais nos 17 países-membros ao longo de 2022.