A Assembleia Municipal de Torres Vedras aprovou esta quinta-feira propor à câmara que diligencie para conseguir a isenção de portagens na autoestrada A8 entre dois troços para reduzir o tráfego automóvel dentro da cidade.

Os deputados municipais aprovaram, por uma unanimidade, uma petição nesse sentido que foi entregue em fevereiro neste órgão autárquico, com mais de uma centena de subscritores.

A petição pede a reclassificação da autoestrada A8 (Lisboa/Leiria), entre os troços 08 (Torres Vedras Centro/Alenquer/Cadaval) e 09 (Ramalhal/Lourinhã/Vimeiro), como troço de tráfego local, com a isenção da taxa de portagem”.

Os subscritores alegam que as estradas nacionais 8 e 8-2 “estão altamente congestionadas” na entrada norte da cidade, apresentando-se a A8 como “alternativa ao afunilamento do tráfego e mais sustentável”.

Contudo, as portagens que são cobradas entre os dois troços “são penalizadoras e representam um entrave às opções dos utilizadores, que se veem empurrados para as vias nacionais de acesso à cidade”.

Face ao congestionamento de tráfego na entrada norte da cidade e à ausência de uma variante, os subscritores defendem que a A8 se afigura como a “variante capaz de distribuir o tráfego automóvel e é a solução mais sustentável” do ponto de vista ambiental.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR