Os Serviços Meteorológicos e Geofísicos de Macau (SMG) emitiram nesta sexta-feira o sinal 3 de alerta de tempestade devido à aproximação do ciclone tropical severo Chaba, atualmente a pouco mais de 400 quilómetros do território.

As autoridades disseram que se o Chaba “adotar uma trajetória mais para norte e mais próximo de Macau ou se intensificar perto da costa, não será descartada a hipótese de emitir um sinal de tempestade tropical mais elevado“.

Até domingo, os SMG preveem a intensificação dos ventos, acompanhados de aguaceiros fortes e trovoadas e a possibilidade de ocorrerem sexta-feira e sábado inundações na zona do Porto Interior.

A escala de alerta de tempestades tropicais é formada pelos sinais 1, 3, 8, 9 e 10, cuja emissão depende da proximidade da tempestade e da intensidade dos ventos.

Desde 2017, três tufões obrigaram as autoridades a emitir o alerta máximo, com o último (Higos) a atingir Macau em agosto de 2020.

Em setembro de 2018, o Mangkhut provocou 40 feridos e inundações graves no território.

Um ano antes, o tufão Hato (posteriormente denominado de Yamaneko pelas autoridades locais), considerado o pior em mais de 50 anos a atingir o território, causou dez mortos e 240 feridos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR