O piloto português Tiago Monteiro (Honda) disse esta sexta-feira não esperar “milagres”, mas acredita “em surpresas” na ronda portuguesa da Taça do Mundo de Carros de Turismo (WTCR), que se disputa este fim de semana em Trás-os-Montes.

O piloto portuense admitiu que “esta tem sido a temporada mais difícil” da sua carreira, com dificuldades de afinação do seu Honda Civic a traduzirem-se no 16.º lugar do campeonato, entre 17 pilotos que pontuaram, após a disputa de três jornadas duplas (a ronda alemã foi cancelada por motivos de segurança).

“Sabemos que será difícil, mas como a pista é tão desafiante, tudo é possível. Não espero milagres, mas acredito em surpresas”, frisou Tiago Monteiro, durante a conferência de imprensa oficial de lançamento da prova lusa, a quinta ronda do WTCR, que decorreu ao final desta manhã no Teatro Municipal de Vila Real.

O piloto português da Honda lembrou a última vez em que disputou a prova vilarrealense, em 2019, onde também conseguiu vencer, tal como em 2017, apesar de ter chegado numa posição difícil em termos de campeonato.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Da última vez também não esperava vencer aqui. Queremos dar um bom espetáculo, independentemente do que aconteça”, frisou.

Tiago Monteiro disse ainda ser “um grande prazer regressar” à cidade transmontana, após dois anos de interrupção devido à pandemia de Covid-19.

“Já sentíamos muita falta e parece que as pessoas também já tinham saudades nossas aqui. É bom”, disse, perante os jornalistas.

Sobre o traçado citadino de Vila Real, Tiago Monteiro referiu que, “para além de ser um dos circuitos mais difíceis do campeonato, é muito desafiante”.

“O nível de risco é muito alto, com curvas desafiantes. Para além disso, temos uma ‘joker lap’, o que é inédito. Traz mais dificuldades, excitação e estratégia. É uma curva que não temos oportunidade de treinar tanto. Assim que a assumimos, só temos uma oportunidade para ganhar tempo. Ou perder”, apontou, falando da curva instalada antes da reta da meta e que vai permitir aos pilotos ali passarem uma vez, tentando ganhar tempo e posições face aos adversários.

Tiago Monteiro diz que “é uma responsabilidade, porque pode ganhar-se ou perder-se um lugar, ganhar ou perder uma corrida”.

O piloto português soma 12 pontos no campeonato, contra os 129 do líder, o espanhol Mikel Azcona (Hyundai).

“Tem sido a minha época mais difícil como piloto. Mas gostamos de desafios e trabalhamos por soluções”, apontou.

Tiago Monteiro disse ainda que a paragem de dois anos deu aos pilotos “ainda mais vontade de regressar e de estar nesta corrida tão incrível, quer dentro quer fora de pista”.

“Vamos dar o melhor, mais uma vez, em pista e fora de pista, para dar um bom espetáculo e agradecer dessa forma, e esperamos domingo festejar mais um sucesso, seja ele qual for”, concluiu.

Os pilotos da Taça do Mundo entram em ação este sábado, às 09h00, para a primeira de duas sessões de treinos livres.

A qualificação para as duas corridas de domingo disputa-se durante a tarde, a partir das 17h15.