Este sábado fica marcado por uma acusação de Alexander Lukashenko, aliado próximo de Putin, ao regime presidido por Zelensky. O Presidente bielorruso alegou que foram disparados mísseis a partir da Ucrânia para alvos militares localizados na Bielorrússia. Os alegados mísseis terão sido intercetados.

Esta não é a primeira vez que o Presidente bielorrusso acusa o regime ucraniano de levar a cabo ataques militares com mísseis visando território bielorrusso. Não foram ainda apresentadas provas deste alegado ataque intercetado que, segundo Lukashenko, terá acontecido “há três dias, talvez um bocadinho mais”.

No Donbass, a ofensiva russa em Lysychansk avança a um ritmo lento, segundo informações do ministério da Defesa britânico. A Rússia alega ter controlado a cidade, informação refutada pelo exército ucraniano. Já os ataques em Donetsk continuam, neste 129º dia do conflito.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O que aconteceu durante a manhã e a tarde?

O Presidente bielorrusso Alexander Lukashenko acusou o regime ucraniano de ter atacado a Bielorrússia, disparando mísseis que visariam alvos militares localizados neste país. Os mísseis terão sido intercetados, segundo Lukashenko, que não apresentou provas da alegada tentativa de ataque.

Lukashenko diz que Ucrânia atacou Bielorrússia com mísseis, mas sem apresentar provas

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, falou ao país através do Telegram e fê-lo enaltecendo o europeísmo ucraniano e apelando à Europa. “A agressão russa contra a Ucrânia é uma agressão contra toda a Europa unida, contra cada um de nós, contra os nossos valores comuns. E a nossa resposta deve ser uma resposta unida”.

Mais de 40 edifícios localizados por toda a região de Donetsk terão ficado pelo menos danificados, e alguns dos quais destruídos, na sequência de ataques russos que ocorreram este sábado. A alegação foi feita pela Polícia Nacional da Ucrânia, que garantiu que há civis mortos e feridos e que entre os edifícios destruídos estavam casas, uma escola e um centro comercial.

As autoridades de Sumy — especificamente Dmytro Zhivytsky, responsável político ucraniano da cidade — dizem que a localidade foi atingida por 270 mísseis entre a manhã de sexta-feira e a manhã de este sábado.

As forças pró-russas da autoproclamada República Popular de Lugansk (RPL) alegaram ter ocupado todos os pontos estratégicos em redor de Lysychansk, cercando as forças ucranianas na cidade. O Exército ucraniano negou: “Há combates ferozes à volta de Lysychansk, mas felizmente a cidade não foi cercada e permanece sob o controlo do exército ucraniano”.

As autoridades ucranianas avançaram que a região de Kharkiv, no norte da Ucrânia, tem estado debaixo de fogo desde as quatro da madrugada deste sábado — e que pelo menos oito pessoas ficaram feridas.

As forças armadas ucranianas alegaram que as tropas russas tentaram destruir “o seu equipamento, armamento e propriedade” antes de se retirarem da Ilha da Serpente, na passada quinta-feira, mas “não conseguiram cumprir a tarefa”.

O que aconteceu durante a madrugada e início da manhã?

Foram sentidas explosões fortes durante a madrugada na cidade de Mykolaiv, segundo informações do presidente da Câmara, Oleksandr Senkevic.

O ministério da Defesa russo anunciou entretanto que nas últimas horas destruiu cinco postos de comando ucranianos na região do Donbass e em Mykolaiv, bem como dois depósitos de armamento em Zaporíjia e Kharkiv.

As autoridades ucranianas avançaram que a região de Kharkiv, no norte da Ucrânia, tem estado debaixo de fogo desde as quatro da madrugada deste sábado — e que pelo menos oito pessoas já foram feridas.

A cidade de Sumy foi atingida por 270 mísseis em 24 horas, garantiu o responsável pela administração local, Dmytro Zhivytsky.

O exército russo continua a sua ofensiva no Donbass, no leste do país. As forças pró-russas da autoproclamada República Popular de Lugansk (RPL) anunciaram ter ocupado todos os pontos estratégicos em redor da cidade, cercando efetivamente as forças ucranianas em Lysychansk. O exército ucraniano, porém, desmente essa informação.

As autoridades ucranianas revelaram que os ataques russos à cidade de Sloviansk, na região de Donetsk, provocaram a morte de quatro civis esta sexta-feira.

Os Estados Unidos vão enviar à Ucrânia sistemas de mísseis terra-ar NASAMS, quatro radares de contra-artilharia e munições. O pacote tem um valor total de quase 800 milhões de euros.

A diretora do Gabinete de Informações Nacionais norte-americano afirmou que neste momento a Rússia “não tem tropas suficientes em Kherson para ocupar efetivamente a região”.

As autoridades de fronteiras ucranianas anunciaram que encontraram um disco rígido com cerca de 100 gigabytes de dados militares russos na região de Chernihiv.

O governo do Reino Unido confirmou a captura de dois cidadãos britânicos pelas forças russas e disse que podem vir a ser condenados à pena de morte.

As forças armadas ucranianas divulgaram uma nova atualização das baixas que diz ter infligido sobre o exército russo. Estimam já ter morto 35.870 soldados russos e destruído 1.582 tanques do exército do Kremlin.

As autoridades ucranianas estimaram que pelo menos 344 crianças foram mortas desde o início da invasão da Ucrânia, havendo ainda a contabilizar 640 menores com ferimentos.

As autoridades separatistas da região de Donetsk começaram a emitir passaportes russos para os cidadãos ucranianos que vivem na região.

A Gazprom exportou no primeiro semestre menos 31% de gás do que no mesmo período do ano passado para os países fora do espaço da pós-soviética Comunidade de Estados Independentes (CEI).

A Alemanha admite o racionamento de gás nas casas, mas promete começar pelas empresas: “Piscinas e fábricas de biscoitos não são essenciais”, disse um responsável do regulador alemão.