O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, já fez a sua habitual comunicação diária, publicada todas as noites em formato vídeo na plataforma Telegram.

Na declaração, publicada por volta da meia-noite de Kiev (22h de Portugal continental), Zelensky apontou: “Hoje, o exército russo continuou a disparar mísseis em direção às nossas cidades. Só durante a noite já existiram seis ataques com mísseis, tendo sido utilizados um total de 12 mísseis. Para Mykolaiv, para a região de Donetsk e Mykolaiv… os ataques aéreos continuaram”.

As hostilidades ferozes continuam por toda a linha da frente, no Donbass — o epicentro está, claro, nas cidades da região de Lugansk. A atividade do inimigo na região de Kharkiv está a intensificar-se. Conseguimos expulsar os ocupantes de Ivanivka, na região de Kherson, e continuamos a colocar pressão [aos invasores russos] no sul do nosso país”, acrescentou Zelensky.

O Presidente ucraniano defendeu ainda que a “reconstrução” do país, “no sentido amplo da palavra”, não é necessária somente para “restaurar tudo o que os ocupantes [russos] destruíram” mas também para “criar uma nova base para a nossa vida, para a Ucrânia — uma nova base segura, moderna, conveniente, sem barreiras e fronteiras”. E lembrou: “Isto exige investimentos colossais — bilhões, tecnologias novas, melhores práticas, novas instituições e, claro, reformas.”

Trata-se “do maior projeto económico do nosso tempo na Europa”, segundo Zelensky — e que a Ucrânia quer abrir, no que respeita aos contributos, aos restantes países europeus.

O chefe de Estado do país invadido pela Rússia apontou ainda: “A guerra não acabou — a sua crueldade até está a aumentar em alguns locais — e não pode ser esquecida. Por isto, peço-vos: ajudem o exército, ajudem os voluntários, ajudem todos os que foram deixados sozinhos neste momento”.

Num momento particularmente “difícil”, é “preciso lembrar que haverá um amanhã”, acrescentou ainda Zelensky, que pediu a todos que “espalhem a verdade sobre a guerra e sobre os crimes dos ocupantes [russos]”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR