Uma irmã da atual secretária de Estado da Proteção Civil e antiga secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, trabalha desde 2001 numa empresa que vendeu ao Estado material relacionado com o SIRESP – Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal. A notícia é avançada este domingo pelo Correio da Manhã.

De acordo com o CM, num período em que a irmã da governante exercia funções na NEC Portugal – Telecomunicações e Sistemas (como consta do seu perfil de Linkedin, avançou o CM e confirmou posteriormente o Observador) aconteceram negócios desta empresa com o Estado.

Segundo adiantou o ministério da Administração Interna ao CM e posteriormente ao Observador, a empresa celebrou 20 contratos com o MAI desde 2012. Destes contratos, quatro foram celebrados antes dos incêndios de 2017 e 16 posteriormente. Entre estes 16 estão nove contratos celebrados entre novembro de 2019 e novembro de 2021 com MAI, GNR, PSP e Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) — seis por ajuste direto e três dos por concurso público. A empresa terá faturado quase 1,2 milhões de euros com estes últimos negócios.

O MAI entretanto já reagiu, garantindo que Patrícia Gaspar “não interveio em qualquer procedimento administrativo ou contratual no sentido da seleção dos respetivos contraentes ou de adjudicação de contratos”, pelo que “não existiu, portanto, qualquer situação que gerasse reais ou potenciais conflitos de interesses pelo facto de se terem estabelecido, a partir de 26 de outubro de 2019, relações contratuais entre serviços do MAI e a empresa em que uma familiar da secretária de Estado trabalha desde 2001″.

Nota – Artigo corrigido às 13h56, com correção relativa aos negócios feitos pela empresa em questão com o Estado: começaram em 2012 e totalizam 20 contratos, nove dos quais entre novembro de 2019 e novembro de 2021

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR