789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

O que se sabe sobre o 130.º dia de guerra

Este artigo tem mais de 1 ano

O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, informou Putin que a região de Lugansk está "completamente libertada". Ucrânia confirmou retirada de Lysychansk, mas Zelensky prometeu reconquista.

Ukrainian soldiers ride on an armored vehicle outside
i

É no Donbass que as forças russas estão atualmente a concentrar os seus principais esforços, tentando dominar a região do leste da Ucrânia

Madeleine Kelly/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

É no Donbass que as forças russas estão atualmente a concentrar os seus principais esforços, tentando dominar a região do leste da Ucrânia

Madeleine Kelly/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

Ao final da manhã (início da tarde de Kiev), subsistiam as dúvidas relativamente à situação em Lysychansk, o último bastião de resistência ucraniana na região do Lugansk, no Donbass, mas ao longo do dia estas seriam desfeitas: Lysychansk está mesmo totalmente sob domínio russo neste momento, depois da retirada das tropas ucranianas.

O ministério da Defesa russo alegou em comunicado que Moscovo conseguira “o controlo total” desta localidade do leste da Ucrânia e que o Presidente russo, Vladimir Putin, até já fora informado de que a região de Lugansk estava “completamente libertada” pela Rússia.

Porém, um porta-voz do ministério da Defesa da Ucrânia, Yuriy Sak, refutou a tese em declarações à estação britânica BBC, nas quais garantiu que ainda não há um cerco e um controlo claro da localidade, admitindo apenas a hipótese de um retirada temporária e estratégica “de certas áreas” para “preservar vidas” e para que possam “voltar a ser tomadas no futuro”.

A meio da tarde, porém, as forças armadas ucranianas confirmavam a retirada das suas tropas da cidade de Lysychansk. O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acabou por confirmar a queda da cidade na sua mensagem publicada na noite de domingo, mas deixou uma promessa: “Se os comandantes do nosso exército se retiram de certos pontos da linha da frente, onde o inimigo tem mais vantagem, e isto também se aplica a Lysychansk, isso só significa uma coisa: que graças às nossas táticas e ao aumento do fornecimento de armamento, iremos regressar.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Lugansk é uma das duas principais regiões do Donbass, região em que o Kremlin concentra atualmente os seus principais esforços de guerra — a outra é Donetsk.

O que aconteceu esta tarde e ao início da noite?

O Estado Geral das Forças Armadas da Ucrânia reconheceu que as tropas ucranianas foram “forçadas” a abandonar Lysychansk. À noite, o Presidente ucraniano confirmou que o exército ucraniano se retirou da cidade de Lysychansk, mas prometeu a reconquista da cidade, se o Ocidente enviar mais armamento à Ucrânia.

Um forte bombardeamento russo sobre a cidade de Slovyansk provocou seis mortos, entre eles uma criança, e 20 feridos.

O embaixador ucraniano na Turquia anunciou que o país deteve o cargueiro russo Zhibek Zholy, a pedido da Ucrânia, por suspeitas de transportar cereais roubados.

O primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, está de visitou a Ucrânia e aproveitou a conferência de imprensa com o Presidente Volodymyr Zelensky para anunciar mais ajuda militar à Ucrânia da Austrália e novas sanções à Rússia.

O Papa Francisco fez um novo apelo pela paz na Ucrânia e afirmou que o mundo precisa de uma paz “não baseada no equilíbrio de armamentos e no medo recíproco”.

O chanceler alemão, Olaf Scholz, lembrou que as sanções impostas à Rússia pela anexação da Crimeia e apoio aos separatistas do Donbass ainda estão em vigor e mostrou abertura para aplicar medidas semelhantes no futuro.

O que aconteceu durante a noite passada e esta manhã?

O ministério da Defesa russo alega que Moscovo tem já “o controlo total” de Lysychansk, a última grande cidade de Lugansk, no Donbass, que ainda não estava sob controlo russo. As autoridades ucranianas já vieram porém refutar a informação, não havendo ainda relatos independentes e fiáveis que permitam concluir qual das versões está correta.

Na reação à alegação russa de que o ministro da Defesa do país, Sergei Shoigu, até já informara Vladimir Putin de que toda a região de Lugansk estava “completamente libertada”, um porta-voz do ministério da Defesa da Ucrânia, Yuriy Sak, afirmou: “Para os ucranianos, o valor da vida humana é uma prioridade primordial, pelo que podemos retirar-nos de certas áreas para que as possamos voltar a tomar no futuro”.

A localização de Lysychansk, na região do Lugansk, leste da Ucrânia (© Google Maps)

O Governo britânico publicou a sua atualização diária referente à guerra na Ucrânia e alegou que uma “solução constitucional” para a região de Kherson é “provavelmente uma prioridade” da Rússia a breve prazo: “É provável que a Rússia coloque como prioridade uma votação pseudo-constitucional [referendo, previsivelmente já este outono] numa tentativa de legitimar o seu controlo da região”.

Durante a madrugada, as forças ucranianas terão conseguido atingir e eliminar uma base militar russa localizada em Melitopol, cidade ucraniana que fica no sudeste do país e que está atualmente sob controlo do Kremlin. A informação foi avançada pelo antigo autarca ucraniano de Melitopol, atualmente exilado. Ivan Fedorov alegou ainda que foram feitos “mais de 30 ataques” às 3h e 5h (1h e 3h de Portugal continental).

Também durante a madrugada, explosões na cidade russa de Belgorod, localizada junto à fronteira com a Ucrânia, terão provocado pelo menos três mortos. As autoridades locais suspeitam de um novo ataque ucraniano a Belgorod, que, segundo o governador da cidade, terá também danificado 39 casas (cinco das quais terão ficado inteiramente destruídas) e 11 complexos residenciais.

Anteriormente, no final da noite de domingo, o Presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky pediu que a guerra — que “não acabou” — “não seja esquecida” e alegou que as forças russas fizeram seis ataques com mísseis só durante a última noite.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora