As autoridades de Akron, no estado norte-americano do Ohio, divulgaram durante o fim de semana um vídeo gravado por uma câmara de corpo policial que mostra o momento da morte do afroamericano Jayland Walker, que foi baleado na segunda-feira por agentes da polícia quando tentava fugir de uma operação stop.

Segundo o The Guardian, as imagens mostram a perseguição policial do carro de Walker e o momento em que os agentes conseguiram cercar o homem de 25 anos num parque de estacionamento, tentando depois dominá-lo com um Taser e com recurso a armas de fogo. Walker tinha sido mandado parar pelas autoridades por violação de regras de trânsito. A perseguição durou cerca de 45 minutos.

O advogado da família de Walker, Bobby DiCello, disse que o vídeo revela que os polícias dispararam 90 vezes contra o condutor, acusado de disparar contra as autoridades a partir do seu carro antes de tentar fugir, deixando a arma no interior do veículo. Os responsáveis pela investigação garantiram que ainda não foi determinado quantas balas foram disparadas, mas o médico legal detetou cerca de 60 feridas no corpo de Walker causadas por armas de fogo.

Manifestação em Akron após morte de afro-americano às mãos da polícia dos EUA

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Steve Mylett, chefe da polícia de Akron, referiu que as imagens confirmam que havia uma arma no lugar do pendura e que um vídeo captado por câmaras de segurança parece mostrar que foi feito um disparo a partir da janela durante a perseguição, que envolveu cerca de dez agentes, dos quais oito estiveram envolvidos no tiroteio. Estes foram temporariamente afastados das suas funções.

Mylett, que disse que não ia julgar ninguém até a investigação a cargo da secção de investigação criminal de Ohio estar concluída, descreveu as imagens da câmara de corpo como “desoladoras” e difíceis de ver “por várias razões”, citou o The Guardian. Também DiCello afirmou que as imagens são “brutais” e agradeceu, em nome da família de Walker, o apoio da comunidade, apelando à calma. “A família não precisa de mais violência. Apenas querem paz, dignidade e justiça pelo Jayland.”

A morte de Jayland Walker gerou uma onda de manifestações em Akron durante o fim de semana. Este domingo, após a divulgação do vídeo, várias centenas de manifestantes reuniram-se em frente à câmara municipal com cartazes que pediam justiça por Jayland. As autoridades apelaram à calma. O autarca, Dan Horrigan, disse, de acordo com o LA Times, que os membros da comunidade têm o direito de se manifestar, mas disse esperar que os cidadãos “possam concordar que a violência e a destruição não são a resposta”.