Uma nova fotografia captada em Marte pelo rover da NASA Perseverance está a dar que falar nas redes sociais. A imagem tornou-se viral pela presença de um objeto curioso que pôs os internautas a especular: afinal, há vestígios de pele de cobra em solo marciano?

O Perseverance partiu para Marte no final de julho de 2020 numa missão para compreender melhor a geologia do planeta – através da recolha de amostras do solo – e procurar vestígios de vida. O rover só aterrou no planeta vermelho em fevereiro de 2021 e, desde então, tem tido destaque pelas suas descobertas e filmagens.

Em abril, conseguiu captar um eclipse lunar criado por uma das luas do planeta, Phobos, imagens que vão permitir aos cientistas compreender melhor a órbita desta lua.

Preserverance filma eclipse lunar em Marte. Imagens podem ajudar a conhecer melhor a lua “em forma de batata”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nos últimos dias, o Perseverance chamou à atenção devido a uma fotografia partilhada por Kevin M. Gill, fotógrafo e engenheiro da Jet Propulsion Laboratory, da NASA.

A imagem, publicada através do Flickr e do Twitter, gerou uma onda de comentários nas redes sociais, onde o objeto é comparado à pele descamada de uma cobra. Alguns comentários vão mais longe, sugerindo, em tom de brincadeira, que se trata de um réptil de Marte.

No entanto, aquilo que se vê na imagem tem uma explicação mais simples. “Não é a pele de uma cobra, nem um saco de produtos”, mas antes um fragmento do guindaste da aterragem do rover, esclareceu o engenheiro da NASA numa outra publicação.

Quando o Perseverance pousou na cratera Jezero, em Marte, a 18 de fevereiro, a NASA divulgou o vídeo do momento, no qual é possível observar o rover a descer em direção ao planeta vermelho graças a um paraquedas que desacelerou a descida.  O objeto da fotografia não é mais do que um vestígio dos destroços da aterragem.

Este não foi o único pormenor que chamou a atenção dos utilizadores. Os mais atentos também notaram e partilharam fotografias aproximadas que mostram uma rocha com a forma de um crânio.

Já em junho deste ano, a equipa da NASA tinha divulgado uma imagem no Twitter na qual se destacava um objeto brilhante no solo do Planeta Vermelho. A agência revelou que era apenas parte da manta termal usada para proteger o rover das temperaturas extremas durante a aterragem.