789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

"A Lista Terminal": oito episódios para Chris Pratt acertar outra vez

Este artigo tem mais de 1 ano

A partir do thriller de Jack Carr, esta série da Prime Video mostra um herói com bagagem à procura de respostas. E revela um ator à procura de uma imagem renovada. Sai-se bem em ambas as tarefas.

James Reece é um navy seal altamente treinado. É o líder de uma missão que corre mal, alguns colegas seus morrem, os que regressam começam a desaparecer de forma muito suspeita. Só lhe resta procurar as respostas
i

James Reece é um navy seal altamente treinado. É o líder de uma missão que corre mal, alguns colegas seus morrem, os que regressam começam a desaparecer de forma muito suspeita. Só lhe resta procurar as respostas

James Reece é um navy seal altamente treinado. É o líder de uma missão que corre mal, alguns colegas seus morrem, os que regressam começam a desaparecer de forma muito suspeita. Só lhe resta procurar as respostas

Passou muito tempo desde que a carreira de Chris Pratt teve o seu crescimento na televisão, e esse era um ator bem diferente daquele que se tornou mundialmente conhecido graças aos papéis em filmes como “Guardiões da Galáxia” e “Mundo Jurássico”. Antes de ser um cabeça de cartaz, era ator de papéis secundários e o Andy Dwyer de “Parks And Recreation” foi durante algum tempo (será ainda?) a sua personagem mais relevante. O Chris Pratt de então – estávamos em 2009 – não tinha o físico de hoje e a disposição para front man era muito reduzida. De certa forma, a afirmação enquanto Peter Quill / Star-Lord em “Guardiões da Galáxia” foi inesperada, apesar do papel lhe assentar que nem uma luva. E é graças a essa personagem que hoje o podemos ver num thriller de acção como “A Lista Terminal”, já disponível na Prime Video.

A nova série da Amazon segue um filão. Um que a produtora e plataforma de streaming tem procurado noutras séries, como “Reacher” ou “Jack Ryan”, que enchem a barriga com a ideia de um herói que mistura o Jason Bourne de Matt Damon com o Ethan Hunt de “Missão Impossível”, sempre com outro elemento em comum: a origem em romances. A Lista Terminal é uma criação de Jack Carr (que foi adaptada para televisão por David DiGilio), o primeiro de uma série de livros em volta de James Reece (Pratt), um Navy Seal que descobre, no regresso a casa, que a sua última missão falhada não é bem o que parece.

[o trailer de “A Lista Terminal”:]

James Reece surge como uma mudança na carreira de Chris Pratt, mesmo se considerarmos o filme “A Guerra do Amanhã” – outra produção da Prime Video –, de 2021. E até se destaca como algo diferente no verão de 2022 do ator, onde acontece um regresso das suas duas personagens mais carismática no cinema, Owen Grady (“Mundo Jurássico Domínio”) e a presença de Peter Quill no novo filme de Thor. Reece é, claramente, uma vontade de entrar numa nova frequência, de se desligar do protagonista com carisma, o herói simpático, sem grande bagagem emocional nem ambição, que se ajusta a um ideal de justiceiro juvenil, para personificar outro que está próximo de um público adulto. “A Lista Terminal” é uma vontade de crescer e de, com isso, conquistar uma nova audiência. Atitude sensata para o ator de 43 anos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quer isto dizer que não há espaço para o humor em “A Lista Terminal”. É ação que se quer, é ação que está no menu e é ação que se recebe. Um dos nomes associados à série é o de Antoine Fuqua (“Dia de Treino”), que também realiza o primeiro episódio. Ao fazê-lo, assegura um tom que é seguido pelos restantes sete episódios: este é um thriller para uma audiência mais adulta, familiar.

Eis a história. Tudo arranca com a tal tarefa de James Reece, um navy seal altamente treinado. É o líder de uma missão que corre mal, alguns colegas seus morrem, os que regressam começam a desaparecer de forma muito suspeita. Entretanto, uma jornalista (Constance Wu) quer conhecer mais a fundo a história de Reece, porque acredita que há muito por contar sobre o que realmente se passa nestas missões secretas e no tratamento que é dado aos homens que participam nela. O protagonista é o alvo perfeito, primeiro porque regressa de uma missão falhada; segundo porque o trauma lhe parece estar a afetar a memória. E é aqui que há o grande twist de “A Lista Terminal”.

Pratt volta a crescer na televisão. Uma segunda temporada ainda não está confirmada, mas esta primeira tem muito sumo para a continuidade

Ao invés de apostar naturalmente numa cruzada de conspiração, inicialmente sugerida pela ideia de que Reece começa a perceber que o que realmente aconteceu não é tão transparente como parece, a série joga com a ideia de trauma e com a memória do protagonista. Cedo se percebe que a sua memória o anda a trair, um traumatismo pode estar a criar isso tudo, mas uma coisa é certa: a memória de Reece não é de fiar. Ou será? Lançada a dúvida, cria-se um enredo sólido para justificar seguir a cruzada de um herói que, de repente, se vê sem nada a perder.

A ação e o drama do primeiro episódio são tipicamente Fuqua e lançam claramente Chris Pratt para o seu típico personagem com bagagem, consciente das barreiras que tem de quebrar para praticar o bem. Até porque não há outra forma de justificar a vingança. A dúvida seria sempre se este tipo de personagem serviria a Chris Pratt. Por outras palavras: se o ator conseguiria quebrar uma imagem construída na última década e justificar um regresso às séries com uma atitude completamente diferente daquela que alimentou durante quase 20 anos.

Da mesma forma que se esquece Andy Dwyer para celebrar Peter Quill e Owen Grady, também esquecemos estes dois para aceitar James Reece. Melhor — não é necessário esquecer, mas fica presente que não se recorda um Chris Pratt de outros tempos, outros momentos. O humor e o instinto para filmes de aventuras de Pratt pode desaparecer e dar lugar a um herói com uma missão de vingança, que consegue justificar a continuação de uma série. Pratt volta a crescer na televisão. Uma segunda temporada ainda não está confirmada, mas esta primeira tem muito sumo para a continuidade. Até porque Jack Carr já escreveu material para alguns anos.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora