O Canadá vai desfazer-se de 13,6 milhões de doses da vacina para a Covid-19 da AstraZeneca, por não ter conseguido encontrar compradores no país ou no exterior, anunciou na terça-feira o regulador de saúde canadiano.

O país norte-americano assinou com a farmacêutica AstraZeneca em 2020 para receber 20 milhões de doses, sendo que 2,3 milhões de canadianos receberam pelo menos uma dose do produto, principalmente entre março e junho de 2021.

Na sequência das dúvidas que surgiram, na primavera de 2021, sobre o risco de formação de coágulos sanguíneos raros, mas potencialmente fatais deste imunizante, Otava optou por utilizar o fornecimento que tinha das vacinas mRNA da Pfizer-BioNTech e da Moderna.

Taxa de mortalidade alta para evento raro de coágulos sanguíneos após vacina da AstraZeneca

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em julho de 2021, o Canadá prometeu doar as restantes vacinas da AstraZeneca — cerca de 17,7 milhões de doses. No entanto, 13,6 milhões de doses passaram o prazo de validade e terão de ser deitadas fora, disse em comunicado a agência governamental Health Canada.

“Devido à procura limitada da vacina e aos desafios do país recetor com a sua distribuição e absorção, não foram aceites?, pode ler-se na nota.

O Canadá doou um total de 8,9 milhões de doses da vacina AstraZeneca — 4,8 milhões faziam parte do fornecimento principal e 4,1 milhões foram adquiridas através do mecanismo de partilha de vacinas COVAX.

Cerca de 85% dos canadianos são considerados totalmente vacinados, em comparação com 61% da população mundial e apenas 16% das pessoas que vivem nas regiões mais pobres do globo.