O secretário regional da Saúde dos Açores revelou esta terça-feira que prevê, até ao fim deste mês, apresentar o plano global de prevenção e tratamento de dependências, pedindo união da sociedade para combater o problema.

Até ao fim de julho, será apresentado o plano global de prevenção e tratamento das dependências. Este é um dos assuntos em que não há um minuto a perder e tem de envolver toda a sociedade. Todos somos agentes ativos de prevenção e todos temos de falar sobre isto sem a carga do tabu”, defendeu Clélio Meneses, no plenário mensal da Assembleia Legislativa Regional, que começou hoje na Horta, ilha do Faial.

Para o secretário regional, “é essa visão integrada e responsável” que deve ser dada ao problema, pelo que “não há pedras para atirar” sobre o tema, mas, “sobretudo, mãos a dar”.

Clélio Meneses falava no âmbito de uma sessão de perguntas sobre Saúde e Dependências, apresentada no parlamento pelo PS.

Durante o debate de três horas, o governante indicou ainda que o atual Governo, de coligação PSD/CDS-PP/PPM, deu aos serviços a orientação para que o trabalho nesta área se faça “entrando pela sociedade dentro”, numa estratégia de prevenção que passa, também, por uma forte atuação junto dos mais jovens.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mais de um terço das novas substâncias psicoativas (NSP) apreendidas em 2021 em Portugal foram recolhidas nos Açores, região onde já foram registadas substâncias “nunca vistas” na Europa, revelou a Polícia Judiciária (PJ) em 27 de maio.

Também em maio, o secretário da Saúde afirmou que a aposta do Governo dos Açores para combater as dependências passa pela prevenção, “sem descurar o tratamento e a reinserção”.

O governante lembrou que o Plano de Prevenção para as Dependências está em vigor, mas, reconheceu, precisa de ser “mais eficaz”.

Segundo um estudo de 2019, do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD), dedicado aos jovens entre os 13 e os 18 anos, os Açores estão acima da média nacional no consumo de álcool, tabaco, droga e outros comportamentos aditivos.

Os dados do SICAD colocam os Açores acima da média do país, tanto no consumo ao longo da vida (17,3% contra 15% a nível nacional), como no consumo nos últimos 12 meses (15,2% contra 13,5% a nível nacional).