A Águas do Ribatejo (AR) lançou esta quarta-feira um apelo aos consumidores para reduzirem o consumo de água devido às temperaturas que podem chegar, nos próximos dias, aos 45 graus em vários concelhos do distrito de Santarém.

Em comunicado, a empresa intermunicipal, que serve cerca de 150.000 pessoas dos concelhos de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche, Salvaterra de Magos e Torres Novas, adverte que o “uso supérfluo” de água da rede pública “pode condicionar o abastecimento e dificultar o combate aos fogos” em dias em que as temperaturas podem chegar aos 45 graus.

A AR pede aos seus clientes para evitarem regas, lavagens de pátios, passeios e ruas e o enchimento de piscinas com a água tratada para consumo humano.

“Assim, a AR — Águas do Ribatejo, terá uma maior capacidade de assegurar o abastecimento de água para os usos prioritários, quer seja o consumo humano, quer seja o combate a incêndios”, afirma a nota.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A empresa afirma que manterá as suas equipas “em alerta permanente para garantir o abastecimento às populações” dos concelhos que serve.

“Em caso de detetar falta de pressão ou falha no abastecimento contacte de imediato a AR pelo telefone 263 509 400 (das 09h00 às 18h00, nos dias úteis) ou 800 20 20 40 (entre as 18h00 e as 09h00 nos dias úteis, e durante o fim de semana e feriados)”, acrescenta.

O apelo dirige-se à população, bem como às entidades públicas e privadas, salienta.

A empresa afirma, ainda, que “suspendeu as operações programadas de modo a focar-se na prevenção e resolução de situações que possam comprometer o normal abastecimento às populações num cenário de previsão de picos de consumo”.