Com o calor a aumentar — nos próximos dias, as temperaturas máximas vão oscilar entre os 35 e os 40 graus, podendo ser superiores em algumas regiões — o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou mais de 20 concelhos em perigo máximo de incêndio rural.

Quase todos os distritos do continente sob aviso amarelo devido ao tempo quente

Pertencem aos distritos de Santarém, Castelo Branco, Portalegre, Coimbra, Guarda, Bragança e Viseu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O IPMA colocou também vários concelhos de todos os distritos de Portugal continental em perigo muito elevado de incêndio rural.

De acordo com a previsão do IPMA, o perigo de incêndio vai agravar-se em algumas regiões do continente pelo menos até domingo.

Incêndios. Agência de Gestão de Fogos admite dificuldades nos próximos anos

Para esta quarta-feira está previsto céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade até ao início da tarde no litoral e durante a tarde no interior e pequena subida de temperatura.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 15 graus Celsius (na Guarda, Bragança. Évora e Beja) e os 20 (Castelo Branco) e as máximas entre os 28 (em Aveiro e Viana do Castelo) e os 36 (em Évora).

O perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.