O projeto para uma linha de TGV entre Lisboa e Porto parece ter arrancado. O Governo contratou, por ajuste direto, os assessores jurídicos que vão preparar os dois concursos públicos para a criação de duas Parcerias Público-Privadas (PPP) que vão construir a linha de alta velocidade, avança esta quarta-feira a CNN Portugal.

O contrato no valor de 40 mil euros foi feito entre a Infraestruturas de Portugal, onde o projeto é liderado por Carlos Fernandes, e a sociedade de advogados Jardim, Sampaio e Associados. Uma das Parcerias Público-Privadas é para construir o troço de Porto até Souro e outra de Soure ao Carregado. O restante percurso, que vai ligar o Carregado a Lisboa, só vai ser alvo de uma PPP mais tarde, segundo a CNN Portugal.

Tanto Carlos Fernandes como Pedro Leite Alves participaram no antigo projeto do TGV que pretendia ligar Lisboa e Madrid, que foi lançado por José Sócrates e que, entretanto, foi suspenso. O Estado foi condenado a pagar 149 milhões de euros ao consórcio Elos, que tinha ganhado o concurso para as obras da linha de alta velocidade, mas a CNN refere que este processo ainda não está resolvido.

A ligação entre Lisboa e a cidade do Porto com a linha de alta velocidade será possível fazer em 1h15 minutos. Em maio, o ministro Pedro Nuno Santos tinha afirmado que o Governo esperava lançar o concurso para a construção dos primeiros troços da linha de alta velocidade em 2023.

Concurso para linha de TGV entre Lisboa e Porto avança em 2023. Primeiros troços concluídos em 2028

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