O investigador João Feijó, da organização não-governamental moçambicana Observatório do Mundo Rural (OMR), defendeu esta terça-feira conversações com os rebeldes que desde outubro de 2017 protagonizam incursões no norte do país, nomeadamente na província de Cabo Delgado.

Feijó, que intervinha numa videoconferência organizada pelo Instituto de Estudos de Segurança (ISS, na sigla em inglês) sobre “A maldição dos recursos de Cabo Delgado: para além do gás natural”, reconhece que falar em conversações em Moçambique continua a ser um tabu.

Não haverá desenvolvimento com esta insegurança. Temos de acabar com esta guerra e iniciar conversações com os rebeldes. Temos de saber quem são os líderes e falar com eles”, afirmou.

Ciente de que os problemas em Cabo Delgado não começaram com os ataques rebeldes, João Feijó considerou que a atividade insurgente coincidiu com o controlo da exploração dos recursos naturais pelo Estado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta relação de causa-efeito foi alimentada pela contínua falta de políticas de desenvolvimento para a população daquela província, com o consequente falhanço em responder às expectativas locais de que o investimento estrangeiro se traduziria no aumento da qualidade de vida das populações.

Borges Nhamirre, consultor do ISS, que participou igualmente na videoconferência, considerou que agora que se aproxima o fim da época das chuvas é de prever o aumento da atividade insurgente, não só em Cabo Delgado, mas igualmente noutras províncias, como aliás já aconteceu com o alastramento de incursões no Niassa.

Daí que a presença de militares estrangeiros em Moçambique “esteja para continuar”.

A jornalista e ativista social Fátima Mimbire defendeu no evento que os esforços de segurança em curso no norte de Moçambique “devem colocar as populações locais em primeiro lugar“.

“As empresas interessadas em investir em Cabo Delgado devem apoiar os esforços de assistência aos deslocados internos e garantir o retorno em segurança das comunidades”, defende.

Fátima Mimbire disse ainda ser imprescindível “apostar no desenvolvimento e no investimento” em Cabo Delgado e pôr termo à negligência com que o Estado central tem tratado aquela região.

“Finalmente, precisamos de um diálogo nacional para discutir a insegurança e encontrar soluções comuns e mobilizar as pessoas para trabalharem juntas para acabar com a guerra. Tenho tanto medo que este último seja difícil porque parece que há alguém lucrando com isso”, destacou.