A Noruega anunciou esta quarta-feira ter resolvido o litígio com a Rússia sobre o envio de mercadorias destinadas aos mineiros russos no seu arquipélago ártico de Svalbard, e que motivou um recente aumento da tensão entre os dois países.

Os contentores com os carregamentos russos, bloqueados na fronteira devido à proibição de entrada de mercadorias pesadas russas em solo norueguês, foram conduzidos por transportadores noruegueses até ao porto de Tromso, e estão atualmente a caminho de Svalbard por barco, indicou o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

“É positivo que se tenha encontrado uma solução para este caso”, comentou um dos seus porta-vozes, citado pela agência noticiosa AFP.

“Nunca tivemos a intenção de bloquear um carregamento (…) é importante sublinhar que existiam soluções desde o início”, sublinhou.

Na sequência das sanções adotadas por Oslo devido à invasão russa da Ucrânia, a Noruega bloqueou na fronteira um carregamento destinado aos mineiros russos de Barentsburg, uma pequena cidade de Svalbard e cuja mina de carvão é explorada pela comunidade russa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Noruega alega direito de bloquear carregamento russo para arquipélago de Svalbard

As sanções “proíbem a entrada de empresas russas de transporte de mercadorias em território norueguês”, tinha referido à AFP a ministra dos Negócios Estrangeiros Anniken Huitfeldt, considerando que o seu país respeitava um tratado específico em Svalbard em vigor desde há um século.

Esta decisão suscitou uma imediata reação de Moscovo, que pediu a Oslo para resolver a situação “o mais rapidamente possível”, e admitindo “medidas de represálias”.

Na terça-feira, o líder da Duma (câmara baixa do parlamento russo) admitiu a eventualidade de uma rutura de um acordo de delimitação marítima com a Noruega, em resposta ao bloqueio do trânsito de mercadorias russas em direção ao arquipélago ártico.

Líder do parlamento russo admite reexaminar acordo marítimo com a Noruega