Todos os distritos de Portugal continental, exceto Faro, vão estar na quinta e na sexta-feira sob aviso amarelo devido ao tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso amarelo para os 17 distritos do continente vai vigorar entre as 09h00 de quinta-feira e as 18h00 de sexta-feira devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.

Segundo o IPMA, o aviso amarelo (o menos grave de uma escala de três) é emitido sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

As temperaturas vão subir a partir desta quarta-feira em Portugal continental, podendo atingir os 40 graus Celsius na quinta-feira em algumas regiões.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para os próximos dias estão previstas temperaturas mínimas entre os 15 e os 20 graus Celsius e máximas a variar entre os 35 e os 40, podendo ser superiores em alguns locais principalmente no Vale do Tejo, interior do Alentejo, Algarve e sotavento algarvio.

Segundo o IPMA, a partir desta quarta-feira, um “fluxo do quadrante leste na circulação de um anticiclone localizado a nordeste dos Açores, estendendo-se em crista até à Europa Central, transportará uma massa de ar quente e seco sobre o território do continente”.

Segundo o site do IPMA, as previsões para Lisboa, por exemplo, apontam para 39ºC na quinta-feira, 38ªC na sexta, podendo chega aos 43ºC na terça-feira da próxima semana. As noites na capital serão sempre acima dos 20ºC. O calor também se fará sentir a norte, com Braga a atingir os 35ºC no fim de semana – e pode chegar aos 39ºC na terça e quarta-feiras da semana que vem. Santarém tem previsões de 43ºC para sábado, terça e quarta-feiras e Évora começa nos 42 no domingo e passa para os 43ºC terça, quarta e quinta-feiras. De maneira geral, se as previsões se cumprirem, terça-feira será o dia mais quente do ano em todo o país. De acordo com o meteorologista do IPMA à Lusa, esta situação de tempo quente, com temperaturas elevadas, deverá manter-se pelo menos até meio do mês.

A tendência aponta para uma persistência de valores elevados de temperatura até meio de julho, pelo que o IPMA vai emitir avisos de tempo quente a partir de dia 7. O vento soprará geralmente fraco a moderado predominando do quadrante leste, sendo por vezes forte nas terras altas, rodando temporariamente para noroeste no litoral oeste durante as tardes. Estas condições meteorológicas, associadas também a valores baixos da humidade relativa do ar, resultarão igualmente num aumento significativo do perigo de incêndios.

Incêndios: mais de 20 concelhos de sete distritos em perigo máximo de incêndio rural

Por causa do tempo quente, a Direção-Geral da Saúde (DGS) recomendou na terça-feira a adoção de medidas de proteção adicionais nos próximos dias, face ao aumento gradual da temperatura no continente, com “atenção especial” aos grupos mais vulneráveis ao calor.

Entre as recomendações emitidas, a autoridade de saúde salienta a necessidade de dar “atenção especial a grupos mais vulneráveis ao calor“, como crianças, idosos, doentes crónicos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida, trabalhadores com atividade no exterior, praticantes de atividade física e pessoas isoladas.

A DGS aconselha ainda a aumentar a ingestão de água ou de sumos de fruta natural sem açúcar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas e a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11h00 e as 17h00.

Onda de calor: DGS explica o que fazer nos próximos dias. Máximas podem atingir 43ºC em algumas zonas do país

Devem também ser evitadas as atividades desportivas e de lazer no exterior que exijam grandes esforços físicos, escolhidas as horas de menor calor para viajar de carro e os doentes crónicos ou sujeitos a medicação ou dietas específicas devem seguir as recomendações do médico assistente ou do SNS 24.