Um enorme aviso a abrir, outro grande aviso de seguida. Os encontros que deram início do Campeonato da Europa Sub-20 de andebol em Vila Nova de Gaia não poderiam ter sido uma prova maior de como existe uma competitividade crescente na modalidade e foi assim que, depois do histórico triunfo das Ilhas Faroé contra a Dinamarca, a campeã em título Eslovénia foi goleada pela Hungria. Estava dado o mote para a exigência máxima da estreia de Portugal na prova, com a formação de Carlos Martingo a mostrar bem a sua superioridade teórica com uma goleada frente à Polónia na abertura da competição (41-31).

“O primeiro jogo é sempre atípico. A seleção polaca era de quem tínhamos menos informações e portanto estava um pouco expectante em relação ao que poderíamos encontrar mas fizemos um bom jogo. Tivemos alguns momentos com menos intensidade, principalmente a nível defensivo, mas nunca o jogo nunca esteve fora do nosso controlo. O balanço é plenamente positivo e estamos contentes por termos ganhado com uma boa exibição”, comentou no final da estreia Carlos Martingo, selecionador Sub-20.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O primeiro passo para a qualificação para a main round estava dado, seguindo-se a Noruega para um jogo decisivo tendo em conta a derrota da véspera dos escandinavos diante da Espanha (38-25). Nova partida, nova vitória por margem confortável, a garantia de presença na segunda fase da competição: de novo em Gaia, Portugal ganhou por 35-26 após sair com uma vantagem de três golos ao intervalo (16-13) e vai agora discutir o primeiro lugar com a Espanha, que também venceu esta sexta-feira a Polónia (41-32).

Depois de Martim Costa ter sido o melhor marcador do jogo com a Polónia, agora foi o irmão Francisco, também do Sporting, a acabar a partida com a Noruega como jogador com mais golos (nove), seguido de André Sousa (oito) e Gabriel Cavalcanti. Ebbe Stankiewicz foi o melhor entre os noruegueses (sete).

De recordar que Portugal procura ainda a sua primeira vitória de sempre num Campeonato da Europa Sub-20, após ter chegado à final diante da Dinamarca em 2010 na Eslováquia (24-30) e de ter acabado em quarto lugar na edição de 2018, caindo nas meias contra a futura campeã Eslovénia (25-27).