O fornecimento de gás da Rússia à Alemanha é interrompido a partir desta segunda-feira durante dez dias devido aos trabalhos de manutenção do gasoduto Nord Stream 1 do Mar Báltico.

O gás deixará de fluir e o fornecimento está programado para recomeçar no início da manhã de 21 de julho.

No entanto, os funcionários estão muito preocupados com a possibilidade de os abastecimentos não serem restabelecidos, devido à guerra na Ucrânia.

A empresa estatal russa Gazprom já reduziu significativamente os volumes de fornecimento através do gasoduto de 1.200 quilómetros entre a Rússia e o norte da Alemanha, citando atrasos nos trabalhos de reparação. Moscovo atribuiu os atrasos às sanções ocidentais, um argumento rejeitado pelo chanceler alemão, Olaf Scholz.

Gazprom corta em um terço entrega de gás à Europa via Nord Stream

O gasoduto estava a ser utilizado apenas a 40% da sua capacidade, causando novos aumentos de preços no mercado do gás, de acordo com a Agência Federal Alemã de Redes.

O operador programou dez dias para verificar e reparar ou recalibrar o fornecimento de energia, os sistemas de proteção contra incêndio e gás e certas válvulas.

O trabalho de manutenção surge numa altura em que a Alemanha procura urgentemente reduzir a sua dependência do gás russo, enquanto enche os tanques de armazenamento para o inverno.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR