Portugal e a Colômbia assinaram esta terça-feira em Lisboa um programa de cooperação nos domínios da língua, cultura, educação, ensino superior, juventude e desporto para o triénio 2022-2024, anunciou o instituto Camões.

Este programa prevê, nomeadamente, a divulgação da literatura portuguesa na Colômbia, através da Linha de Apoio à Tradução e à Edição de autores portugueses e de língua portuguesa no estrangeiro, bem como outras iniciativas similares, fomentar o intercâmbio de informação, experiência e boas praticas no âmbito da educação formal e não formal”, segundo o comunicado de imprensa enviado à agência Lusa.

Trata-se do primeiro programa de cooperação bilateral do género e decorre da execução do Acordo de Cooperação Cultural e Educativa entre Portugal e a Colômbia, que entrou em vigor em 19 de fevereiro de 2015.

O documento prevê “projetos de cooperação direta” entre o instituto Camões e universidades colombianas, com a instituição portuguesa a poder desenvolver “projetos de formação de professores de nacionalidade colombiana na área específica de Português como Língua Estrangeira (PLE), caso as autoridades colombianas tenham interesse em adotar a língua portuguesa como língua de opção curricular no sistema educativo colombiano, especificamente no ensino secundário”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Colômbia, através do Instituto Caro y Cuervo, poderá promover cursos de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE) dirigidos a estudantes e professores universitários, nas modalidades remota ou presencial”, acrescenta-se no comunicado.

O programa prevê ainda o intercâmbio de académicos, administradores na área da educação, professores, peritos em educação e estudantes do ensino superior e a aplicação de procedimentos relativos ao reconhecimento e equivalência de qualificações, transcrições, certificados de ensino, certificados de reforma, graus e diplomas.

A implementação da Cooperação prevista no Programa será acompanhada por uma Comissão Mista que reunirá em breve pela primeira vez”, refere-se na nota.

O programa de cooperação foi assinado pelo embaixador da Colômbia em Portugal, Alejandro Zaccour Urdinola, e pelo presidente do instituto Camões, João Ribeiro de Almeida, em nome dos respetivos governos.