O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) mantém na quinta-feira os distritos do interior norte e centro em aviso vermelho, o mais grave, devido ao tempo quente, mas desagravou os restantes distritos a partir desta noite.

Segundo informação esta quarta-feira divulgada, não está previsto qualquer aviso vermelho (de persistência de valores extremamente elevados da temperatura máxima) a partir de sexta-feira. No dia que decorre todos os distritos do continente, com exceção de Faro, estiveram em aviso vermelho.

Avisos vermelhos de calor e perigo muito elevado e máximo para fogos no continente

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Perante uma melhoria da situação nos distritos junto do litoral vários deles passaram na noite desta quarta-feira, às 21h00, de vermelho para laranja, o segundo mais grave, de persistência de valores muito elevados da temperatura máxima.

É o caso dos distritos de Aveiro, Beja, Leiria, Lisboa, Porto, Setúbal e Viana do Castelo, que passaram às 21h00 de aviso vermelho para laranja, que se mantém até às 21h00 de quinta-feira.

A partir das 21h00 de quinta-feira os sete distritos passam a aviso amarelo.

Coimbra passa também esta quarta-feira de aviso vermelho para laranja, que o IPMA mantém até às 21h00 de sexta-feira.

Os distritos de Bragança, Castelo Branco, Guarda, Portalegre, Santarém, Vila Real e Viseu mantêm-se em aviso vermelho até às 21h00 de quinta-feira, passando nessa altura a aviso laranja, até às 21h00 de sexta-feira.

O IPMA coloca também os distritos de Braga e Évora em aviso vermelho até às 21h00 de quinta-feira, altura em que passam a aviso amarelo, menos grave do que o laranja.

Faro mantém-se com aviso amarelo até às 21h00 de sexta-feira.

O IPMA prevê até ao fim do dia de sexta-feira a “persistência de tempo muito quente e muito seco em Portugal continental”, que regista desde dia 6 valores muito altos de temperatura máxima e mínima do ar.