A Câmara de Albufeira, em colaboração com a Autoridade Marítima Nacional (AMN) e a Polícia Marítima (PM), está a percorrer praias do concelho a alertar os banhistas para o perigo de derrocada de arribas, anunciou hoje a autarquia.

As ações de sensibilização, que começaram em 5 de julho e se prolongam até 25 de agosto, realizam-se durante dois dias da semana, das 09h30 às 11h30, no âmbito do programa “Desfrute da praia em segurança! Colabore para a sua proteção”, precisou a autarquia algarvia.

O objetivo da ação é sensibilizar os banhistas “sobre o perigo das arribas” em “25 praias do concelho”, acrescentou o município algarvio num comunicado.

A mesma fonte adiantou que a ação de sensibilização vai levar elementos da AMN e agentes da PM a “distribuir folhetos com os comportamentos necessários a adotar em situação de perigo”, sobretudo no que respeita ao risco que a proximidade das arribas representa para as pessoas em caso de derrocada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A queda de arribas nas praias algarvias é um processo natural, que ocorre sobretudo no inverno, mas também pode acontecer durante o verão, à semelhança do que se verificou em agosto de 2009, na praia Maria Luísa, provocando a morte de cinco pessoas.

Apesar de as autoridades ambientais promoverem uma monitorização da costa do Algarve e procederem a intervenções técnicas no terreno para antecipar a queda de arribas em zonas onde é identificado risco, estes incidentes podem acontecer sem aviso prévio e a ação da Câmara de Albufeira visa que os “banhistas estejam informados sobre os principais perigos” da proximidade das falésias.

É extremamente importante zelarmos pela segurança de todos os que visitam as nossas praias”, considerou o presidente da Câmara de Albufeira, José Carlos Rolo, citado no comunicado, sublinhando a importância de ser “mantida distância do topo ou da base das arribas” e cumprida a sinalização de perigo que se encontra nos locais de risco.

Depois de ter estado na praia da Galé (dia 5), na praia do Castelo e Coelha (6), na praia Manuel Lourenço e Evaristo (12), a ação prosseguiu esta quinta-feira nas praias dos Pescadores e Peneco e vai, até final de julho, visitar as praias da Rocha Baixinha (19), Rocha Baixinha Poente (21), Maria Luísa (26) e Santa Eulália (28).

Em agosto, será a vez de se proceder à sensibilização dos banhistas nas praias dos Alemães (dia 4), do Inatel (5), dos Salgado (9), dos Arrifes e São Rafael (11), dos Olhos de Água (16), dos Aveiros e da Oura (18), da Falésia (20), das Belharucas (23) e da Rocha Baixinha Nascente (25), calendarizou a autarquia.