A rede social Twitter está a começar a recuperar da falha técnica registada ao início desta tarde. De acordo com o site DownDetector, que permite aos utilizadores indicar quando estão sentir falhas nas plataformas, milhares de pessoas estiveram na mesma situação.

A falha terá durado menos de uma hora, já que por volta das 13h45 já era possível visualizar publicações recentes, pelo menos na versão mobile e no serviço Tweetdeck. A versão de desktop continua a apresentar alguns erros.

Segundo esta plataforma, o pico de comentários sobre as falhas feitos nesta plataforma foi feito por volta das 12:55 desta quinta-feira, com mais de 12 mil “reports”. Por volta das 13h30, com mais utilizadores a repararem na falha do serviço, o número ultrapassou as 54 mil queixas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na versão disponível para smartphone, os utilizadores receberam a indicação de que “não é possível recuperar os tweets no momento”, pedindo para tentar mais tarde.

No entanto, na versão de desktop o erro é outro, não sendo sequer possível aceder a publicações feitas durante a manhã. Na barra de endereços surge a indicação “logout/error”. O texto de erro dá apenas duas opções – atualizar ou sair. Clicando em atualizar, apenas é feita uma atualização à página, que repete a mesma informação.

Uma vez que há outros serviços que dependem da estabilidade do Twitter para funcionar, esta falha na rede social afetou consequentemente opções como o Tweetdeck. Este serviço permite visualizar tweets em diferentes colunas, podendo visualizar uma maior quantidade de informação ou ver tweets em simultâneo de mais de uma conta (especialmente útil para quem tem de gerir mais do que a conta pessoal do Twitter). Sem o feed do Twitter a funcionar em condições, também o Tweetdeck esteve em baixo.

Poucos minutos depois das 14 horas, uma das contas do Twitter na plataforma reconheceu que alguns utilizadores “ainda estão a ter constrangimentos a aceder ao Twitter”, garantindo que está a trabalhar para garantir que o serviço está de regresso e a funcionar para toda a gente”.

Esta é a primeira falha de grandes dimensões do Twitter desde fevereiro, quando a rede social registou dois episódios de falhas na mesma semana.

(notícia atualizada às 14:45)

Musk já não quer o Twitter mas pode sair desta saga com mais dinheiro no bolso