Pais super-protetores que pairam sobre os filhos a toda a hora. Amamentação. A importância – e o drama, para alguns – de tirar uns dias de férias a dois sem levar as crianças. As dúvidas sobre a escola pública depois de vários anos em colégio privado. Os efeitos da pandemia na saúde mental de crianças e jovens. Os distúrbios alimentares na adolescência. Como não esquecer que cada filho é um filho numa família numerosa – a individualidade de cada um, nessa espécie de “rebanho”. Quando a criança que temos em casa é um saco de pancada na escola e descobrimos, em choque, que é vítima de bullying – ou um agressor.

Estes são alguns dos temas que serão abordados na nova newsletter do Observador, “Coisas de Família”, assinada por Sónia Morais Santos, autora do blogue “Cocó na Fralda”. A primeira edição chegará aos leitores no sábado, 16 de julho.

Mas muitos outros assuntos surgirão, a reboque da atualidade, que poderão dar novas ideias à ex-jornalista de 48 anos, referência em assuntos ligados à família e parentalidade. Entre o que chega pelas notícias, as muitas dúvidas e sugestões dos duzentos mil seguidores que tem nas redes sociais, e as sugestões e perguntas que os leitores do Observador farão chegar, o tema nunca se esgota. “Além disso, o facto de ter quatro filhos entre os 7 e os 20 anos garante-me que nunca faltam ideias.”

E juntam-se a isto três elementos importantes: um sentido de humor aguçado, uma boa capacidade de observar o que está à vista de tantas famílias, colocando assim por palavras o que tanta gente pensa e vive, e uma extraordinária capacidade de redação, que a fez ganhar vários prémios de jornalismo nos 19 anos em que fez parte das redações do DNA, Diário de Notícias e Time Out ou escreveu para a Notícias Magazine e Pais & Filhos. Sónia Morais Santos colaborou também com a RTP e a Antena 1 e hoje dedica-se apenas à marca “Cocó na Fralda”. Apesar de já ter deixado o tempo das fraldas há muito. “Se eu algum dia pensasse que o blogue se iria tornar isso mesmo, uma marca, e que iria viver muito para lá do tempo em que os meus filhos eram crianças, tenho a certeza que teria escolhido outro nome”, garante.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Não pretendo doutrinar ninguém, nem tenho vocação para isso”, diz a autora da newsletter. “Mas gosto de escrever sobre as minhas próprias dúvidas e preocupações e se isso ajudar as pessoas a pensar sobre os assuntos que também as inquietam… perfeito. Mesmo que seja para discordar em género, número e grau.”

E é precisamente isso que “Coisas de Família” pretende ser: um reflexo das dúvidas e dilemas sobre os desafios da parentalidade, num tempo em que os pais têm centenas de teorias à disposição (umas com maior validação científica do que outras) para lá do que dizem os pediatras, os psicólogos e os professores. A palavra “parenting” no Google indica 3,6 mil milhões de resultados de pesquisa. Há livros, filmes, documentários, cursos, workshops, palestras, terapeutas de sono, terapeutas de amamentação, “treinadores emocionais” e especialistas em parentalidade positiva e consciente – “o que quer que isso seja”, diz Sónia. E, claro, muitos produtos e serviços e muito dinheiro a circular neste mercado. E a coisa não fica mais fácil à medida que os filhos crescem: a pré-adolescência e a adolescência são ainda mais desafiantes. E a Internet (e os grupos de pais no Whatsapp) pode ser uma ajuda preciosa ou um labirinto de opiniões sobre tudo e mais alguma coisa. A newsletter irá refletir sobre alguns desses temas e tentar ajudar os leitores a encontrar o norte neste labirinto. Com muita reflexão, algum humor e dicas práticas de fontes onde podem obter informações.

A newsletter “Coisas de Família” chegará aos leitores todos os sábados, pelas 8h30, e ficará também disponível no site do Observador. As primeiras três edições são de acesso livre, mas as restantes serão exclusivas para assinantes. Pode subscrever a newsletter aqui. E, para garantir que não perde nenhuma, pode assinar já o Observador aqui.