No que respeita à produção e à venda de veículos, não há quem se aproxime da China, seja o termo de comparação os modelos equipados com motores a combustão ou os seus parentes mais modernos, eléctricos e alimentados por bateria. E não faltam empresas exportadoras, pois abundam os automóveis e SUV que estamos acostumados a ver circular pelas estradas europeias que, na realidade, são exportados a partir da China. Mas o líder entre os veículos eléctricos e electrificados é a norte-americana Tesla.

Além dos BMW iX3, Volvo XC40 e C40 (para outros mercados que não o europeu), DS 9, Polestar 2, Smart #1, Aiways, Maxus e MG, também os Tesla Model 3 e Model Y são fabricados na China e daí exportados para a Europa. Contudo, o maior exportador de veículos da China é a Tesla, a partir da sua Gigafactory em Xangai.

A fábrica chinesa do construtor norte-americano foi a primeira fora dos EUA, com o objectivo de alimentar o mercado local, para depois começar a exportar igualmente para os restantes países asiáticos. A inicial produção de 250.000 unidades/ano rapidamente evoluiu para meio milhão e, mais recentemente, duplicou. Xangai passou a ser a maior fábrica da Tesla. Estes incrementos surgiram para satisfazer novos mercados, a começar pelo europeu, pelo menos até que a Gigafactory Berlim atinja a velocidade de cruzeiro, pelo que a maioria dos Model 3 e Y que chegam ao Velho Continente ainda continuam a vir da China, enquanto os S e X provêm dos EUA.

Na primeira metade de 2022, a Tesla exportou 97 mil veículos a partir da China, o que representa 48% de todos os modelos electrificados ou eléctricos que saíram das fábricas chinesas rumo a outros mercados.

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