O Comité Olímpico Nacional do Iraque vai realizar os estágios de preparação dos seus atletas e equipas para os Jogos Olímpicos de 2024 e 2028 no Centro de Alto Rendimento de Anadia, revelou esta segunda-feira fonte da Câmara Municipal.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a Câmara Municipal de Anadia informou que a Carta de Intenções foi assinada durante esta segunda-feira no edifício dos Paços do Concelho de Anadia pela presidente da Câmara Municipal de Anadia, Teresa Cardoso, e pelo presidente do Comité Olímpico Nacional do Iraque, Raad Hammoodi Salman.

O documento firmado tem como intuito definir as principais linhas orientadoras no relacionamento entre as duas entidades”, referiu.

Neste documento, o Comité Olímpico Iraquiano definiu o Centro de Alto Rendimento de Anadia “como um dos seus locais prioritários para a realização de estágios e treinos dos seus atletas e equipas de alto rendimento, incentivando e apoiando a criação de programas específicos com as suas Federações”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já esta autarquia do distrito de Aveiro assumiu as Federações desportivas do Iraque como residentes do Centro de Alto Rendimento, “estabelecendo com elas as mesmas regras de funcionamento (preços e prioridade) que tem com Federações residentes portuguesas”.

Ainda de acordo com o documento assinado, “as duas entidades, parceiras, trabalharão em conjunto na criação de ações de formação técnica, nas diversas modalidades desportivas, envolvendo de forma ativa as Federações desportivas portuguesas e iraquianas”.

A nota cita ainda o presidente do Comité Olímpico iraquiano, Raad Hammoodi Salman, que espera que destas sinergias resultem “bons resultados” para as duas partes, considerando que “Anadia reúne as condições ideais para a preparação dos próximos ciclos olímpicos das equipas iraquianas”.