Três pessoas ficaram em prisão preventiva e uma com apresentações quinzenais às autoridades, após serem detidas na cidade de Lisboa por suspeitas de crimes de furto e uso indevido de cartão bancário, divulgou esta segunda-feira a PSP.

Em comunicado, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP (Cometlis) refere que os quatro detidos, entre eles um taxista, são suspeitos de, pelo menos, “doze crimes de furto qualificado e cerca de 30 crimes de abuso de cartão de garantia ou de cartão, dispositivo ou dados de pagamento”, estimando-se proventos que ascendem aos 20 mil euros.

Segundo a nota, os homens, com idades compreendidas entre os 25 e os 62 anos, terão perpetrado vários furtos em residências, deslocando-se para os locais no táxi de um dos detidos.

Para além da subtração dos pertences mais valiosos das vítimas, quando conseguiam algum cartão bancário, efetuavam vários pagamentos utilizando o terminal de pagamentos no dito táxi, partilhando assim os lucros da atividade. O taxista (coautor) possuía uma cota parte dos lucros registados no terminal de pagamentos instalado na viatura”, indica a PSP.

Os suspeitos, detidos através de mandado de detenção fora de flagrante delito, foram presentes a primeiro interrogatório judicial, ficando três deles sujeitos à medida de coação de prisão preventiva e o outro sujeito a apresentações quinzenais.

A PSP, na prossecução de uma estratégia de combate e prevenção da criminalidade violenta e grave, direcionada para o combate a quem se vem dedicando a crimes, em zonas históricas da cidade de Lisboa, nomeadamente nas freguesias de Arroios, Santa Maria Maior e Misericórdia, tem vindo a reforçar os níveis de empenhamento diário, visando neutralizar os agentes perpetradores e reforçar os níveis subjetivos de segurança da população”, sublinha o Cometlis.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR