Israel bombardeou esta terça-feira um posto de observação militar do grupo islâmico Hamas, em Gaza, depois de, horas antes, uma bala ter sido disparada na faixa palestiniana atingindo uma fábrica numa comunidade israelita vizinha.

“Caças da Força Aérea de Israel estão a atacar um posto militar” do Hamas, no norte de Gaza, alertou o exército israelita, em comunicado divulgado.

O ataque foi uma resposta ao disparo de uma bala “que atingiu um edifício industrial” da comunidade israelita de Netiv Hasara, muito perto da cerca de separação com o enclave palestiniano.

De acordo com fontes de segurança do Hamas, o ataque israelita causou danos materiais às instalações, mas não fez feridos.

O incidente de aconteceu depois de, no fim de semana, a tensão ter aumentado na região, com o lançamento de quatro foguetes de Gaza em direção a Israel, que fizeram soar alarmes antiaéreos em várias cidades israelitas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os projéteis foram lançados ao amanhecer, poucas horas depois de o Presidente dos EUA, Joe Biden, ter terminado a sua visita a Israel e ao território palestiniano.

Presidente norte-americano aterrou em Israel para visita ao Médio Oriente

Em resposta, Israel atacou as instalações militares do Hamas, que considera responsável por todas as agressões com origem na região palestiniana.

Como é habitual nestes disparos ocasionais, nenhuma milícia de Gaza, que o Hamas controla desde 2007 e sob forte bloqueio israelita desde então, reivindicou a responsabilidade.

Israel e Gaza passaram por quatro grandes escaladas de guerra desde 2008. A última foi em maio de 2021 e provocou 260 mortos na Faixa de Gaza e 13 mortos em Israel.

O que levou ao aumento da violência entre Israel e Palestina? E o que pode acontecer a seguir? 10 perguntas e respostas