A Federação dos Trabalhadores Democratas Cristãos (FTDC) quer voltar a assumir-se como uma tendência dentro da UGT e manifestou esta terça-feira essa intenção à direção da central sindical, que acolheu bem essa vontade.

Queremos assumir de novo o lugar que já foi nosso. Queremos assumir-nos de novo como uma tendência e a UGT manifestou toda a abertura para isso”, disse à agência Lusa o presidente da FTDC, José Pessanha, no final de uma reunião com a direção da central.

A FTDC é filiada na UGT, mas não está representada nos seus órgãos sociais, funcionando como uma tendência política organizada, embora com uma atividade pouco visível nos últimos anos.

A federação tem uma nova direção há cerca de quatro meses, que pretende voltar a dinamizar a estrutura laboral e, por isso, pediu esta reunião à UGT.

“Estamos organizados como tendência em dezenas de sindicatos da UGT, de norte a sul do país, e temos todo o interesse em pôr os nossos quadros ao serviço da UGT e em colaborar com ela em várias atividades, assumindo as responsabilidades que forem necessárias”, disse José Pessanha.

Segundo o líder da FTDC, cabe à UGT definir como se irá desenvolver esssa colaboração.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR