Os seis canhões Caesar adicionais prometidos pelo Presidente francês, Emmanuel Macron, em meados de junho, estão a caminho da Ucrânia, anunciou esta terça-feira a chefe da diplomacia francesa, Catherine Colonna.

Até agora, já foram entregues 12 destes canhões Caesar e seis outros estão agora a caminho da Ucrânia, disse Colonna perante o Comité de Relações Exteriores, Defesa e Forças Armadas do Senado em Paris.

A ministra dos Negócios Estrangeiros francesa não especificou a data prevista de chegada em solo ucraniano deste reforço de armamento que tinha sido anunciado pelo chefe de Estado francês em 16 de junho, durante sua visita a Kiev.

Desde o início da invasão russa da Ucrânia, em 24 de fevereiro, Paris entregou a Kiev, além de canhões Caesar, mísseis antitanque Milan e mísseis antiaéreos Mistral.

No final de junho, o ministro das Forças Armadas, Sébastien Lecornu, anunciou que a França enviaria ainda “quantidades significativas” de veículos blindados.

O Governo francês também prometeu a entrega de mísseis antinavios, solicitados por Kiev para “abrir brechas no bloqueio marítimo imposto pela Rússia e que priva muitos países de entregas de cereais”.

A França tem cumprido integralmente os compromissos, mesmo que falemos menos disso do que outros. Optamos por não comunicar a totalidade de nossa contribuição militar”, disse Colonna, explicando que prefere reservar essa informação para os seus aliados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR