A economista Cristina Casalinho e o engenheiro Jorge Vasconcelos foram eleitos administradores não executivos do conselho de administração da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, anunciou a instituição.

Cristina Casalinho esteve ligada ao setor da banca e presidia à Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública, desde 2014.

Jorge Vasconcelos, com formação em engenharia, é o presidente da empresa New Energy Solutions e do conselho consultivo do Institute for Advanced Sustainability Studies.

O conselho de administração da Fundação Calouste Gulbenkian é presidido por António M. Feijó, eleito para o cargo em dezembro passado, sucedendo a Isabel Mota.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Programa de arte fora de portas da Gulbenkian chega a Chelas, em Lisboa

A administração integra ainda os administradores executivos Martin Essayan, José Neves Adelino, Guilherme d’Oliveira Martins e António Cruz Serra, e os administradores não-executivos Graça Andresen Guimarães e Pedro Norton, aos quais se juntam agora Cristina Casalinho e Jorge Vasconcelos.

A Fundação Calouste Gulbenkian é uma instituição sem fins lucrativos criada em 1956 com bens do mecenas arménio Calouste Gulbenkian (1869-1955), cujas principais atividades são exercidas em quatro áreas estatutárias: arte, beneficência, educação e ciência.

As paixões setecentistas de Gulbenkian

Possui um instituto de investigação científica, uma orquestra própria, um coro, uma biblioteca de arte e arquivo, salas de espetáculos e duas coleções de arte, uma de arte antiga e outra de arte contemporânea, expostas ao público nos seus museus.

A Gulbenkian atribui bolsas e subsídios em várias áreas, além de prémios, nomeadamente o Prémio Gulbenkian para a Humanidade, o Prémio Maria Tereza e Vasco Vilalva, na área da recuperação de património e o Prémio Branquinho da Fonseca para literatura infantil e juvenil.