Os franceses Aurélien Paret-Peintre e Mikaël Cherel, ambos da AG2R Citroën, foram esta terça-feira identificados como os dois ciclistas que deram positivo nos testes de despistagem à Covid-19 realizados no domingo na Volta a França, abandonando a prova.

Os testes Covid semanais realizados pela organização do Tour revelaram-se positivos para o Mika e o Aurélien. Eles não alinharão hoje. Os outros corredores e o staff tiveram testes negativos e prosseguem em prova”, informou a equipa francesa, na sua conta na rede social Twitter.

https://twitter.com/AG2RCITROENTEAM/status/1549327519400296448?s=20&t=VIh3Bvn7l1d0XAAkqQiq4w

A União Ciclista Internacional tinha revelado na segunda-feira que dois ciclistas deram positivo nos testes de despistagem à Covid-19 realizados no domingo, esclarecendo que os dois casos exigiam “avaliação biológica complementar”.

Todos os corredores a participar na Volta a França foram testados na noite de 17 de julho, na véspera do dia de descanso. Todos os testes foram negativos, à exceção de dois ciclistas para os quais é necessária uma avaliação biológica complementar. Os dois corredores em questão não constam do top 20 da classificação geral da prova”, indicava a federação internacional, em comunicado, sem identificar os ciclistas em causa.

Aurélien Paret-Peintre, de 26 anos, estava a participar pela segunda vez no Tour, no qual ocupava a 24.ª posição da geral, a quase uma hora do camisola amarela Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma), depois de no ano passado ter sido 15.º na classificação final.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já Cherel, de 36 anos, cumpria a sétima participação na Grande Boucle, em que tem como melhor registo o 18.º lugar na edição de 2015.

Os dois franceses da AG2R Citroën juntam-se na lista de baixas por Covid-19 ao seu companheiro Geoffrey Bouchard, o primeiro caso positivo da 109.ª edição, aos compatriotas Warren Barguil (Arkéa Samsic) e Guillaume Martin (Cofidis), ao dinamarquês Magnus Cort (EF Education-EasyPost), aos australianos Simon Clarke (Israel-Premier Tech) e Luke Durbridge (BikeExchange-Jayco), ao norueguês Vegard Stake Laengen e ao neozelandês George Bennett, ambos da UAE Emirates.

Geoffrey Bouchard é o primeiro ciclista a abandonar o Tour devido à Covid-19

O pelotão da 109.ª Volta a França regressa à estrada, após ter cumprido o terceiro e último dia de descanso, para enfrentar o primeiro de três dias nos Pirenéus.

A 16.ª etapa, uma ligação de 178,5 quilómetros entre Carcassonne e Foix, não tem chegada em alto, mas sim duas contagens de primeira categoria, a última das quais a menos de 30 quilómetros da meta.