Um financiamento europeu de 73.643 euros foi aprovado para a requalificação de 22,29 hectares (ha) da Mata Municipal do Cabeço do Peão, em Figueiró dos Vinhos, revelou esta quarta-feira aquele município do distrito de Leiria.

A candidatura apresentada pelo Município de Figueiró dos Vinhos ao Compete (Programa Operacional Competitividade e Internacionalização) 2020, no âmbito do Reat-UE/2021 — (Re)arborização de espaços verdes e criação de ilhas-sombra em meio urbano, foi aprovado, garantindo assim um financiamento de 73.643 euros destinado a executar um projeto de intervenção na Mata Municipal do Cabeço do Peão.

Serão intervencionados 22,29 ha, tendo o projeto o prazo de execução até abril de 2023 e um valor total de investimento elegível de 73.643 euros, comparticipados a 100%.

Situada na vila, a Câmara de Figueiró dos Vinhos adianta que a Mata Municipal do Cabeço do Peão é um “lugar de destaque em termos de património natural, sendo constante o esforço da autarquia em reabilitar aquele espaço verde que tem uma área de cerca de 34,5 ha”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A autarquia, liderada por Jorge Abreu (PS), explica que o projeto prevê uma ação ao nível da limpeza, desmatação e modelação do terreno, incluindo controlo de espécies invasoras, controlo de matos e de correção de densidades excessivas.

Está ainda prevista a plantação de carvalhos, sobreiros e medronheiros. O investimento contempla também o fornecimento e aplicação de mobiliário urbano de descanso e controlo de Resíduos Sólidos Urbanos, delimitação de caminho, colocação de sinalética, entre outros.

Esta intervenção integra-se num conjunto de projetos com enfoque na floresta e nos espaços verdes, de que são exemplo os Condomínios de Aldeia promovidos pelo Município de Figueiró dos Vinhos e juntas de Freguesia (as primeiras oito aldeias já em conclusão e 12 outras aldeias em fase de análise de candidatura), bem como as áreas integradas de gestão da paisagem (AIGP), no caso em concreto a AIGP de Aguda e a AIGP de Alge e Lugares Anexos”, acrescenta a autarquia.